Quinta-Feira 06/11/2025 07:01

Incra abre as porteiras do mais novo assentamento de Mato Grosso do Sul

Estado - Social - Função Social da Terra

Foto:Divulgação

Serão abertas nesta sexta-feira (20) as porteiras do primeiro assentamento criado em Mato Grosso do Sul, depois de quatro anos de paralisação das desapropriações e aquisições de terras para a reforma agrária no Estado. Um grupo de 170 famílias que estava aguardando a convocação do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) para receber seus respectivos lotes, ficarão acampadas dentro do imóvel para maior segurança de cada uma delas, até a implantação total do assentamento.

 

O procedimento visa também o cumprimento da nova sistemática da reforma agrária, que compreende a ocupação das parcelas definitivamente com toda a infraestrutura necessária aos beneficiários. Entre as providências nesse sentido estão moradia, estradas internas, água potável e energia elétrica na residência, assim como assistência técnica e até mesmo estudos sobre a vocação da terra e a produção de alimentos de acordo com a demanda de consumo.

Esses e outros objetivos visados pelo Incra serão possíveis com a união de políticas públicas do Governo federal envolvendo inclusive instituições como a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a Funasa (Fundação Nacional de Saúde), além dos governos municipais e estadual.

A união de forças em prol do crescimento sócio-econômico dos beneficiários do Incra conta inclusive com uma base de pesquisa da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) no assentamento Eldorado, situado em Sidrolândia. O empreendimento já está em fase de experimental com o desenvolvimento de estudos voltados à melhoria da produção de frutas, verduras, legumes, cerais e até leite e derivados .

O assentamento Nazareth está no eixo de desenvolvimento das áreas vazias do MS, conforme ressalta o superintendente do Incra-MS, Celso Cestari: "Em uma viagem rodoviária de Campo Grande até Três Lagoas, por exemplo, é possível ter uma ideia do vasto descampado de um lado e de outro das rodovias. Estamos trabalhando nesse sentido, concentrando a formação de novos assentamentos nessa direção. A região já foi toda vistoriada pelos nossos técnicos mostrando um bom potencial para criação de novos assentamentos".

Ele lamentou o período de recesso forçado mas observando que o trabalho continuou normalmente em outras áreas de atuação do órgão. Reconhece que "foi um período de ação e reflexão para atender a reivindicações das lideranças dos movimentos sociais e das próprias autoridades judiciais para uma reação enérgica contra abusos de pessoas menos avisadas. Destaca-se como uma das mais fortes ações a série de despejos com força policial, na recuperação de terrenos irregulares desocupados por dezenas de famílias".

Desde 2009, quando aconteceu a Operação Tellus, da Polícia Federal, o Incra não desapropria ou compra terras para criação de novos assentamentos. No final de 2012, depois de trabalhar levantando a situação de lotes ocupados irregularmente na região, conforme orientação da Justiça, o Incra-MS recuperou a função de criar novos assentamentos.

Foram vistoriados 14 mil lotes, trabalho que acabou sendo estendido para os demais loteamentos do órgão, em todo o MS, onde 30 mil famílias estão assentadas em 178 assentamentos.

Correio de Corumbá/RMC

Autoridades Judiciais, Reivindicações das Lideranças, Movimentos Sociais

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens