Quarta-Feira 08/10/2025 12:01

Mercado cerâmico apresenta novidades

Estado - Mercados - Cerâmicas

Foto:Divulgação

Empresas do setor cerâmico que fazem parte do APL (Arranjo Produtivo Local) Terra Cozida do Pantanal, que é formado por 19 indústrias da região norte do Mato Grosso do Sul, apresentam nesta terça-feira (17), produtos desenvolvidos ao longo deste ano e lançados recentemente no mercado. O evento acontece na sede do Sebrae na Capital, a partir das 19 horas, e é direcionado a arquitetos, decoradores, engenheiros, proprietários de empresas, representantes de instituições e demais profissionais da construção civil.

Na ocasião, os convidados podem se atualizar e conferir ainda as novidades expostas no local, como amostras de telhas, tijolos, artigos para decoração; entre outras opções. “Mostraremos ao público alvo os benefícios da cerâmica”, afirma Luzicarla Softov, técnica do Sebrae no MS. A ação conta com breve histórico do APL, explanado pela diretora de operações do Sebrae no MS, Maristela França; palestra sobre o Ciclo de Vida da Cerâmica e o projeto “A Casa da Minha Vida”, realizado pelo assessor técnico da Anicer (Associação Nacional da Indústria Cerâmica), Vagner Oliveira; além de apresentação cultural. 

As indústrias que participam do APL passaram desde o início do projeto até agora por três ciclos: o primeiro, com foco na melhoria tecnológica e qualidade dos produtos; o segundo, voltado à construção de políticas públicas, gestão de custos e acesso ao mercado; e o terceiro, direcionado à cooperação entre os envolvidos, inovação, normatização e sustentabilidade. 

Segundo Softov, as empresas participantes evoluíram bastante, principalmente quanto aos processos de produção, organização e sustentabilidade, nas áreas social, econômico e ambiental. “Tivemos quatro empresas certificadas, quase 85% da matéria prima utilizada no processo de queima oriunda de fontes renováveis, e implantamos no mínimo três ações de sustentabilidade em cada empresa do projeto”, destaca.

NÚMEROS

Segundo últimos dados divulgados pela Anicer, o setor no Brasil conta com cerca de 7 mil empresas fabricantes de blocos, tijolos e telhas, que, juntas, geram 293 mil empregos diretor e 900 mil indiretos. Elas representam 4,8% da Indústria da Construção Civil e movimentam por ano média de R$ 18 bilhões.

De acordo o Sindicer/MS (Sindicato das Indústrias Cerâmicas do Estado de Mato Grosso do Sul), existem hoje no estado aproximadamente 130 empresas atuantes no setor. Somente no polo cerâmico que compreende três municípios da região norte (Rio Verde, Coxim e São Gabriel do Oeste), estão instaladas indústrias que somadas correspondem a 41% da produção mensal de blocos cerâmicos, 100% das lajotas rústicas e 2% das telhas produzidos no estado.

Entre os produtos fabricados pelos integrantes do APL Cerâmico Terra Cozida do Pantanal - criado em 2003 por iniciativa de ceramistas dos municípios de Rio Verde, Coxim e São Gabriel do Oeste – estão desde cerâmicas artesanais e esmaltadas até tijolos, telhas, e objetos artesanais; todos industrializados ou produzidos à base de argilas extraídas na região.

O Showroom de produtos cerâmicos também está aberto ao público em geral durante esta terça-feira, das 8 às 17 horas, no hall do Sebrae na Capital, que fica na Avenida Mato Grosso, 1.661. Também há no local espaço voltado para atendimento técnico aos interessados em adquirir ou saber mais sobre o uso dos materiais na construção.

Folha de CG/RMC

Setor Cerâmico, Sustentabilidades, Blocos Cerâmicos, Processos de Produção

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens