Quarta-Feira 03/09/2025 03:44

Movimento mundial pede aumento de investimento para proteção da infância

Mundo - Ação Social - Movimento Mundial pela Infância da América Latina

Imagem:unicef.org
O Movimento Mundial pela Infância da América Latina e so Caribe (MMI-LAC) pediu nesta sexta-feira aos governos um aumento dos investimento para garantir os "mecanismos eficazes" de proteção da infância.

Durante o Fórum Mundial de Direitos Humanos, realizado em Brasília, o movimento, que reúne as principais organizações e redes que trabalham pela proteção dos direitos das crianças na região, ressaltou a importância da cooperação internacional para reduzir a violência contra crianças e adolescentes.

"O investimento na infância foi afetado pela crise econômica mundial e independentemente do contexto e dos desafios atuais, os governos devem examinar toda via possível para mobilizar recursos a fim de cumprir sua obrigação de garantir que os direitos das crianças sejam uma realidade", afirmou uma dos representantes de MMI-LAC, Ruth Santisteban.

Na América Latina, mais de 113 milhões de crianças e adolescentes vivem na pobreza ou na pobreza extrema "o que afeta seu bem-estar e fere seus direitos fundamentais", apontou um comunicado enviado pelo Movimento.

De acordo com a nota, mais da metade das crianças de entre 0 e 6 anos sofrem de desnutrição, carece de cuidados adequados, e menos de 60% chegam ao ensino médio.

Um dos membros do Comitê das Nações Unidas sobre Direitos das Crianças, Wanderlino Nogueira Neto, destacou o papel da sociedade civil para a proteção dos menores.

"Em um contexto global onde a aparição de novos atores mudou o entorno político e as normas internacionais frente aos direitos humanos, a cooperação não pode ser usada como uma ferramenta de marketing ou de imposição de poder", asseverou.

Segundo a MMI-LAC, os estados têm um "papel primordial" na coordenação de todos os atores, tanto estatais como privados e não governamentais, para garantir a proteção infantil.

O fórum, organizado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, reúne desde o último 10 de dezembro diferentes debates sobre os principais avanços e desafios neste campo.

Ontem, o governo federal entregou o Prêmio de Direitos Humanos, que lembra o aniversário da Declaração Universal de Direitos Humanos que em 10 de dezembro completou 65 anos, reconhecendo o trabalho de 25 associações e ativistas que lutam pelo cumprimento do acordo multilateral.

Entre os premiados deste ano estão a cantora brasileira Daniela Mercury, o Movimento Popular de Rua da Bahia e Rede Rua, ambas centradas em moradores de rua, o político Nilmário Miranda, o Fórum Nacional de Juventude Negra e a ativista pelos direitos das mulheres Maria da Penha.y

Noticias/terra/LL

político, governo federal, direitos humanos, papel primordial, mmi-lac

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens