Terça-Feira 02/09/2025 22:15

Brasileiros são mais materialistas que a média mundial

Brasil - Pesquisa - Materialismo

Bens e posses em 1º lugar: enquanto no mundo 34% das pessoas afirmam que medem o próprio sucesso pelo que têm, no Brasil este percentual chega a 48%

Você mede seu sucesso pelas coisas que tem? Se sim, junta-se ao grupo de quase metade dos brasileiros – exatos 48% - que concordaram com a frase em pesquisa do Instituto Ipsos sobre tendências globais em 20 países.

Isto coloca o Brasil em 4º lugar na lista.

Os mais céticos podem até achar o dado baixo, mas a média mundial é menor: apenas 34% dos entrevistados responderam da mesma maneira.

China está isolada na liderança (71%) dos países onde o sucesso é medido pelos bens, enquanto a Suécia permanece longe no último lugar dentre os 20 pesquisados (7%).

No geral, detecta-se que países emergentes dão mais valor às posses materiais: além da China, estão no topo da lista Índia (58%) e Turquia (57%); e fazendo companhia para Suécia, estão Reino Unido (16%) e Espanha (15%).

Neste cenário, é levemente irônico constatar, no entanto, que os brasileiros se sentem menos pressionados que a média mundial a ter sucesso.

A afirmação “eu sinto muita pressão para ser bem sucedido e fazer muito dinheiro” teve a concordância de 44% dos cidadãos daqui, abaixo da média mundial de 46%.

Neste quesito, enquanto China e Suécia coerentemente mantiveram suas colocações em 1º (68%) e 20º lugares (26%), respectivamente, o Brasil caiu para o 10º.

Em suma, embora considere-se em larga medida que os bens são medidores de sucesso, há menos pressão para que as pessoas sejam bem sucedidas e ricas. Tudo quando comparado ao mundo.

pesquisa ouviu 16.039 pessoas em setembro deste ano nos 20 países selecionados. No Brasil, foram cerca de mil entrevistados. A margem de erro é de 3,5 pontos para mais ou menos.

Portal Exame

Pesquisa, Brasileiros, Acima, Média Mundial, Povo

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens