Bancos de Leite de MS recebem credenciamento padrão Ouro do Ministério da Saúde
Estado - Ações Públicas - Prestação de Serviços de Qualidade
Foto: Edemir Rodrigues
A Política de Aleitamento Materno de Mato Grosso do Sul ganhou um importante reforço na qualidade de prestação de serviços através de seus cinco Bancos de Leite.
O governador André Puccinelli participou na tarde desta quinta-feira da solenidade de entrega dos certificados de credenciamento na categoria Ouro para os cinco Bancos de Leite Humano (BLH) do Estado.
O evento contou com a participação do secretário de estado de Saúde Antônio Lastória, da Consultora da Saúde da Criança e Aleitamento do Ministério da Saúde, Fátima Scarcelli e representantes dos cinco Bancos de Leite de Mato Grosso do Sul.
A certificação é referente ao desempenho executado pelos Bancos de Leite no ano de 2013, sendo avaliados pela sua estrutura física, equipamentos, qualificação profissional, produção, recebendo assim a classificação Ouro, Prata e Bronze. Com a classificação Ouro aos cinco BLHs, o Estado de Mato Grosso torna-se o único no Brasil a possuir todos seus Bancos credenciados no padrão Ouro.
Os Bancos de Leite certificados foram: Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, Santa Casa de Campo Grande, Maternidade Cândido Mariano, Hospital Universitário de Campo Grande e Hospital Universitário (UFGD) de Dourados.
De acordo com a Consultora da Saúde da Criança e Aleitamento do Ministério da Saúde, Fátima Scarcelli, a certificação dos Bancos de Leite Humano de Mato Grosso do Sul reforça o compromisso com a qualidade dos serviços prestados pelas unidades para as crianças que necessitam diretamente das doações.
“Com o reconhecimento nacional da Rede de Atenção ao Aleitamento de Mato Grosso do Sul, temos a valorização deste serviço desenvolvido em parceria com o Governo do Estado. A certificação é um ponto alto que destaca os trabalhos dos Bancos na assistência dos pacientes internados nas UTIs Neo Natal em todo Estado. A classificação Ouro para todas as unidades mostra meticuloso processo que o leite é coletado pelas unidades, melhorando a sua qualidade. Essa classificação é resultado do empenho da Secretaria de Estado de Saúde em investir na capacitação profissional para que a gestão dos Bancos de Leite seja de grande qualidade”, destacou a consultora.
Sendo uma das referências e primeira unidade a receber a certificação Ouro, o Banco de Leite Humano do Hospital Universitário de Campo Grande ressalta o cuidado no serviço para o atendimento aos recém-nascidos e também a parceria com outras unidades do Estado formando a Rede de Atenção.
“Os Bancos de Leite tem como principal meta visar pela melhor qualidade da coleta para que o leite chegue aos pacientes. Com as certificações das outras unidades do Estado, a rede de atenção de aleitamento acaba ganhando mais força, já que o nosso trabalho é em conjunto com os outros Bancos de Leite em Mato Grosso do Sul”, afirmou a coordenadora do Centro de Referência e Banco de Leite Humano do Hospital Universitário de Campo Grande, Elisabete Kamiya.
Para a coordenadora do Banco de Leite do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, Fernanda Teixeira Menezes, o credenciamento é uma forma de reconhecimento dos trabalhos realizados pelos Bancos de Leite, assim como o resultado dos investimentos aplicados em capacitação profissional pela Secretaria de Estado de Saúde.
“O credenciamento Ouro para todas as unidades é uma forma de reconhecer a qualidade dos serviços do Banco de Leite. Mas nada disso seria possível sem os investimentos da Secretaria de Estado de Saúde direcionados à capacitação dos profissionais que integram a Rede Saúde e Aleitamento”, destacou Fernanda.
Jefferson Gonçalves/Notícias MS/JE
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão












