Treinamento em MS ensina produtor a monitorar lavoura contra pragas
Estado - Cursos Técnicos - Agricultura de Precisão
Foto:Divulgação
Treinamento ministrado por técnicos da Fundação MS a produtores rurais de Maracaju, a 162 quilômetros de Campo Grande, nesta semana, ensinou procedimentos simples para que eles façam o monitoramento de suas lavouras com objetivo de identificar o ataque de pragas.
Segundo a entidade, a técnica apresentada aos agricultores foi a do pano de batida, em que amostras são recolhidas das plantas quando elas são balançadas. Pelo método, é possível estimar a quantidade de insetos presentes na lavoura e possíveis pragas, apontando a necessidade ou não do uso de agrotóxicos.
“Essa é uma ferramenta muito eficaz no monitoramento de pragas. Com isso, o produtor pode reduzir custos com inseticidas, já que, com essa técnica, a aplicação dos produtos será feita de forma mais exata”, afirma o pesquisador de fitossanidade da Fundação MS, José Fernando Grigolli.
De acordo com a Fundação MS, a preocupação como o monitoramento das lavouras em Mato Grosso do Sul foi redobrada em razão da confirmação na semana passada pelo governo do estado da presença da lagarta Helicoverpa armigera em lavouras de três municípios: Chapadão do Sul, São Gabriel do Oeste e Naviraí.
Essa lagarta se alimenta de diversas culturas, como soja, milho, algodão, entre outras, e possui alta capacidade reprodutiva e grande potencial de dano.
“A situação é preocupante pela alta capacidade da praga causar danos econômicos em várias culturas. Entretanto, os produtores estão monitorando adequadamente suas lavouras e utilizando estratégias quando as lagartas estão pequenas, o que facilita o controle da praga”, comenta Grigolli.
G1/RMC
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão












