Quinta-Feira 06/11/2025 07:07

Mato Grosso do Sul está com todo o Estado classificado com alta incidência de Dengue

Estado - Saúde - Todos Contra a Dengue

Foto:Divulgação

As  chuvas estão um pouco além do volume, onde os meses das águas, janeiro a março, ainda nem chegaram, mas em Mato Grosso do Sul, considerando os números sobre a Dengue em 2013 e para a estação da doença, que se aproxima,  o alerta de infestação está alto. O Estado já está classificado com alta incidência em todo seu território. Dos 79 municípios, 78 estão nesta situação, segundo a própria SES (Secretária de Estado de Saúde). Campo Grande, até por ser a maior cidade, soma quase 50% dos casos, mas proporcionalmente está a baixo de muitos municípios. A Capital e outras seis cidades tem alerta 'ligado' de epidemia.

O MS soma 18 municípios com 31 mortes, entre os 101.758 casos suspeitos de dengue em 2013, conforme boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (11), pela SES. A soma das notificações das 49 semanas deste ano, mostra que 78 dos 79 municípios ficam classificados como alta incidência de dengue. Apenas Juti, com 17 casos suspeitos e  5.971 habitantes, é apontado como média incidência.

Em Campo Grande foram 12 mortes e 46.278 casos suspeitos. Vicentina teve dois óbitos e uma fatalidade em cada, em Anastácio, Aquidauana, Bandeirantes, Camapuã, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Dourados, Fátima do Sul, Miranda, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranaíba, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Sidrolândia, Sonora e Três Lagoas.

As notificações aumentaram na última semana, onde os números apontam que somente de 1º a 7 de dezembro foram de 85 para 105 casos. A Secretaria de Saúde coletou amostras de 2.287 pacientes com dengue, para saber qual o tipo de dengue que eles sofriam. A descoberta foi que o tipo 4 atingiu 300 pacientes, 88 do tipo 2 e 127 do tipo 1.
Capital e outros seis municípios tem alerta 'ligado' de epidemia

Segundo o mapa da Dengue no Brasil, divulgado no dia 19 de novembro, por meio do LIRA (Levantamento Rápido de índice para Aedes Aegypti), do Ministério da Saúde, Campo Grande está em estado de alerta para o risco de uma nova epidemia da doença.

Além da Capital, outras 17 cidades do Estado também estão em alerta. Mas entre a 'luz vermelha' está Bonito, Coxim, Dourados, Ponta Porã e São Gabriel do Oeste. Já Três Lagoas foi considerada pelo Ministério como situação de risco.
A diretora geral de Vigilância em Saúde do Estado, Bernadete Gomes Lewandowski, disse que foi intensificado o monitoramento em várias cidades com alto índice de infestação.

Além disso, também foi identificado que a proliferação do mosquito está dentro das casas e no lixo. “Depende de todo mundo para combater a dengue. A população precisa entender que a dengue deixou de ser uma doença sazonal e de época para ser um problema permanente”, destaca.

Capital está programada

A Sesau (Secretaria de Saúde) da prefeitura de Campo Grande e parceiros que atuam no combate à Dengue realiza no próximo domingo (15), a partir das 7 horas uma carreata de prevenção à Dengue.

Segundo o secretário Municipal de Saúde, Ivandro Corrêa Fonseca é uma doença que só pode ser controlada por meio de ações que eliminam o foco do mosquito. “Sentimos a necessidade de sensibilizar a população no que diz respeito aos cuidados preventivos. A necessidade de organizar esta carreata é com base nos dados estatísticos que até o mês de novembro deste ano foram registrados 46.224 casos notificados, destes 8.981 casos positivos, onde 86 casos de febre hemorrágica da Dengue e 12 óbitos, todos com pacientes residentes em Campo Grande”.

 Foi pior em janeiro

Ivandro Fonseca lembra que no mês de janeiro deste ano os casos notificados no mês de janeiro foram 23.422. Onde havia epidemia, que não pode voltar e a prefeitura tem e vai combater. “Com as ações da Prefeitura, apoio de todas as secretarias municipais e parceiros, e as ações preventivas determinadas pelo prefeito Alcides Bernal, atualmente, foram registrados no mês de outubro 173 notificações e no mês de novembro 266. Estamos em alerta e esta carreata tem a finalidade de sensibilizar e alertar a população sobre a situação”, concluiu.
 

A Crítica/RMC

Combate à Dengue, Boletim Epidemiológico, Proliferação do Mosquito

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens