Governador está confiante que conflito indígena em MS será resolvido com diálogo
Estado - Social - Índios x Fazendeiros
Foto: Edemir Rodrigues
O governador André Puccinelli reforçou nesta quinta-feira (12) durante entrevista coletiva à imprensa após a entrega do IX Prêmio de Gestão Pública que está convencido que os conflitos indígenas existentes em Mato Grosso do Sul serão resolvidos pacificamente, através de diálogo.
“O governo estadual tem facilitado para o governo federal a oportunidade de cumprir o seu compromisso. Eu tenho convicção que aqui no Estado nós vamos resolver pelo diálogo”, enfatizou Puccinelli.
A confiança está baseada na proposta do governador, encaminhada para a Assembleia Legislativa, e aprovada por unanimidade pelos deputados estaduais para reestruturação da lei 4.164, de 7 de fevereiro de 2012, que cria o Fepati (Fundo Estadual de Terras Indígenas) em Mato Grosso do Sul.
“Ontem o Ministro da Justiça [José Eduardo Cardozo] telefonou para mim e nós modificamos o Fundo de Terras para propiciar que o governo federal possa executar, de conformidade os interesses deles, a resolução destes conflitos”, detalhou o governador.
As modificações foram trazidas da Capital Federal, segundo Puccinelli. “Trouxemos de Brasília, da reunião a que os nossos colaboradores foram, exatamente o que o governo federal queria que fosse modificado na lei. Tivemos uma reunião com os deputados, que entenderam e aprovaram as modificações por unanimidade, então não tem mais discussão nenhuma perante o governo federal, pois fizemos as modificações na lei em conformidade com o que eles precisavam”, reforçou o chefe do Executivo Estadual.
Ainda no contato telefônico feito pelo Ministro da Justiça com o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Cardozo garantiu que vai verificar agenda para estar no Estado.
"Quando ele me telefonou ontem disse que tendo terminado a avaliação das terras na semana que vem ele virá a Mato Grosso do Sul. Eu começo a ter esperança de que se resolva definitivamente esta questão”, projetou André.
O governo do Estado emitiu nota no último dia 11 de dezembro reforçando sua confiança no encaminhamento de uma solução para os conflitos a partir da compra de terras pelo governo federal.
“Aqui eu fiz uma nota que mostra que brasileiros não índios, brasileiros índios, todos estão unidos”, comentou. (Confira a nota do Governo do Estado - Questão Indígena: MS confia em solução do Governo federal e espera ser exemplo para todo o Brasil)
Por cronologia determinada em conjunto com lideranças indígenas os governos estadual, federal e municipal iniciariam a resolução dos conflitos indígenas pelas terras Buriti. “Começaríamos a resolver a questão indígena Buriti e de outros quatro ou cinco conflitos existentes”, explicou o governador.
Luciana Bomfim/Notícias MS/JE
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão












