Quinta-Feira 06/11/2025 07:07

Governador está confiante que conflito indígena em MS será resolvido com diálogo

Estado - Social - Índios x Fazendeiros

Foto: Edemir Rodrigues

O governador André Puccinelli reforçou nesta quinta-feira (12) durante entrevista coletiva à imprensa após a entrega do IX Prêmio de Gestão Pública que está convencido que os conflitos indígenas existentes em Mato Grosso do Sul serão resolvidos pacificamente, através de diálogo.

“O governo estadual tem facilitado para o governo federal a oportunidade de cumprir o seu compromisso. Eu tenho convicção que aqui no Estado nós vamos resolver pelo diálogo”, enfatizou Puccinelli.

A confiança está baseada na proposta do governador, encaminhada para a Assembleia Legislativa, e aprovada por unanimidade pelos deputados estaduais para reestruturação da lei 4.164, de 7 de fevereiro de 2012, que cria o Fepati (Fundo Estadual de Terras Indígenas) em Mato Grosso do Sul.

“Ontem o Ministro da Justiça [José Eduardo Cardozo] telefonou para mim e nós modificamos o Fundo de Terras para propiciar que o governo federal possa executar, de conformidade os interesses deles, a resolução destes conflitos”, detalhou o governador.

As modificações foram trazidas da Capital Federal, segundo Puccinelli. “Trouxemos de Brasília, da reunião a que os nossos colaboradores foram, exatamente o que o governo federal queria que fosse modificado na lei. Tivemos uma reunião com os deputados, que entenderam e aprovaram as modificações por unanimidade, então não tem mais discussão nenhuma perante o governo federal, pois fizemos as modificações na lei em conformidade com o que eles precisavam”, reforçou o chefe do Executivo Estadual.

Ainda no contato telefônico feito pelo Ministro da Justiça com o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Cardozo garantiu que vai verificar agenda para estar no Estado.

"Quando ele me telefonou ontem disse que tendo terminado a avaliação das terras na semana que vem ele virá a Mato Grosso do Sul. Eu começo a ter esperança de que se resolva definitivamente esta questão”, projetou André.

O governo do Estado emitiu nota no último dia 11 de dezembro reforçando sua confiança no encaminhamento de uma solução para os conflitos a partir da compra de terras pelo governo federal.

“Aqui eu fiz uma nota que mostra que brasileiros não índios, brasileiros índios, todos estão unidos”, comentou. (Confira a nota do Governo do Estado - Questão Indígena: MS confia em solução do Governo federal e espera ser exemplo para todo o Brasil)

Por cronologia determinada em conjunto com lideranças indígenas os governos estadual, federal e municipal iniciariam a resolução dos conflitos indígenas pelas terras Buriti. “Começaríamos a resolver a questão indígena Buriti e de outros quatro ou cinco conflitos existentes”, explicou o governador.

Luciana Bomfim/Notícias MS/JE

governador André, entrevista coletiva, entrega, IX Prêmio de Gestão Pública

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens