Fiems e Famasul apresentam Centro-Oeste Competitivo à Comissão de Infraestrutura do Senado
Estado - Logística e Transportes - Apresentação de Projetos
Foto: FIEMS
Durante audiência pública na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal realizada nesta quarta-feira (11/12), em Brasília (DF), a Fiems e a Famasul apresentaram o Projeto Centro-Oeste Competitivo, que foi realizado com apoio da CNI e CNA para listar as obras necessárias e projetar uma matriz com eixos de integração para permitir a redução dos custos logísticos e aumentar a competitividade sistêmica dos Estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal.
O debate do Projeto foi uma iniciativa da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), com o apoio dos demais senadores das bancadas de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Segundo o presidente da Fiems, Sérgio Longen, a apresentação do Centro-Oeste Competitivo à Comissão de Infraestrutura do Senado é fundamental para a construção de ações com o objetivo de colocar em prática os projetos prioritários apontados pelo estudo.
"Entendemos que os nossos senadores e os nossos deputados federais estão alinhados com as necessidades de investimentos em infraestrutura logística apresentadas pelo Centro-Oeste Competitivo. Agora, vamos trabalhar junto à bancada estadual e, nesse sentido, já conversei com o presidente da Assembleia Legislativa, Jerson Domingos, e ele apresentará uma agenda no início de 2014 para que possamos definir as PPPs (Parcerias Públicas e Privadas) para conseguirmos parceiros na iniciativa privada para a execução dos investimentos prioritários para Mato Grosso do Sul", disse.
Sérgio Longen, que não participou da audiência pública porque estava acompanhando a abertura do 8º ENAI (Encontro Nacional da Indústria), destacou que a presidente Dilma Rousseff admitiu em seu discurso no evento da CNI que o principal gargalo do Brasil é a falta de infraestrutura.
"Por meio do Projeto Centro-Oeste Competitivo, o setor produtivo da Região colocou em pauta a questão logística e agora vai trabalhar para cobrar a execução das ações prioritárias sugeridas no estudo. Ao invés de receber, nós estamos propondo as ações, defendendo os nossos projetos e as nossas necessidades para contribuir com o desenvolvimento do País", ressaltou.
Já o diretor-corporativo da Fiems, Jaime Verruck, que representou o presidente Sérgio Longen na audiência pública, reforçou que a apresentação do Centro-Oeste Competitivo na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado serviu para institucionalizar o Projeto.
"Foi muito gratificante constatar a união dos senadores de toda a bancada do Centro-Oeste na defesa dos investimentos em logística e a intenção deles de levarem o estudo à ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior. Agora, eles estão envolvidos e empenhados para contribuir com a execução das ações prioritárias sugeridas no Projeto. A Comissão do Senado tem a força necessária para levar adiante essa institucionalização do Centro-Oeste Competitivo", reforçou.
Para o governador do Mato Grosso, Silval Barbosa, que representou os demais governadores dos Estados do Centro-Oeste, elogiou as federações da indústria e da agropecuária da Região pelo investimento na elaboração do estudo pela Macrologística.
"A iniciativa privada passou à frente do Poder Público, acreditando na melhoria da logística no Brasil. Com essa contribuição, que possamos ganhar tempo e executar em caráter de urgência essas importantes obras de eliminação do gargalo logístico que se avizinha", declarou, ressaltando que o maior problema do País hoje é o excesso de burocracia.
"Acredito que temos como avançar para um patamar de mais destaque na economia mundial enfrentando e superando os gargalos da burocracia, principalmente, na questão ambiental", discursou.
O consultor da Macrologística, Olivier Girard, empresa responsável pela elaboração do Projeto, fez a explanação do Centro-Oeste Competitivo aos senadores presentes na audiência pública e reforçou que é muito importante a participação do Senado para a priorização das ações de infraestrutura logística. "Essa iniciativa do Senado contribui para uma atuação mais focada. Por isso, essa apresentação também foi importante para poder incluir os projetos em emendadas parlamentares. Com o poder de fogo do Senado aliado à vontade dos governos estaduais e federal, não tem como não colocar em execução esse Projeto", avaliou.
Senadores
Na avaliação do senador Waldemir Moka (PMDB/MS), a bancada federal do Centro-Oeste é muito unida e vai atuar em conjunto para levar agora o Projeto para apreciação da ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior. "Durante uma conversa com o presidente da Fiems, Sérgio Longen, ficou evidente que teríamos de trazer esse projeto para essa audiência, tornando esse estudo um documento público. Agora, nós queremos uma audiência com a ministra Miram Belchior para levar essa contribuição do setor privado para a questão de logística", informou.
O senador Delcídio do Amaral (PT/MS) lembrou que a logística é o assunto do momento e trata-se do maior desafio do Brasil.
"O Centro-Oeste Competitivo fez um diagnóstico de toda a logística da Região Centro-Oeste, pegando o Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso e apontando os gargalos e quais são os projetos prioritários para receberem investimentos. É uma excelente oportunidade para a gente fazer um debate aprofundado, socializar essas informações junto com toda a bancada federal do Centro-Oeste e começar efetivamente a estabelecer como prioridade trabalhar no sentido de viabilizar esse estudo para trazer competitividade para a nossa produção industrial e agropecuária", disse.
Ele ainda reclamou que hoje os órgãos de controle e o Poder Judiciário são os grandes protagonistas do País em detrimento dos profissionais que executam as ações de melhoria do Brasil. "Não sou contra ambos, mas eles estão parando o País, eles são fundamentais no processo, mas não podem barrar projetos essenciais no Brasil, precisamos de mais engenharia, controle também, mas dentro das condições normais", acrescentou. No entendimento do senador Ruben Figueiró (PSDB/MS), por meio desse Projeto, será possível reviver todo o potencial da Região Centro-Oeste. "Essa é a minha esperança sincera", pontuou.
Para a senadora Lúcia Vânia (PSDB/GO), os senadores da Região receberam em mãos um projeto de extrema importância para o Centro-Oeste.
"Agora precisamos da ajuda dos governadores para que, em conjunto com a bancada federal do Centro-Oeste, possamos levar esse Projeto ao Governo Federal para que possamos demonstrar ao Poder Público a importância da Região para a economia nacional. Também temos de fortalecer a Sudeco e agora estamos com um grande instrumento na mão, que é o plano de Desenvolvimento Regional, ele poderá ser o fórum para debater projetos como o do Centro-Oeste Competitivo", disse.
Segundo o senador Blairo Maggi (PR/MT), o Projeto Centro-Oeste Competitivo é impressionante e deve trazer resultados positivos para toda a Região, enquanto o senador Pedro Taques (PDT/MT) destacou que o estudo demonstra que um país se faz com projetos estratégicos. Já o senador Osvaldo Sobrinho (PTB/MT) afirmou que tudo o que foi falado expressa a necessidade da Região, mas é preciso acabar com a burocracia.
FIEMS/JE
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão












