Brasilandense representa MS em Conferência Nacional de Cultura
Estado - Cultura - Representação do MS
Foto:Divulgação
No final do mês de novembro, a estudante universitária de Artes de Brasilândia, Jenifer Noronha Ragnaroni, representou o Estado de Mato Grosso do Sul na III Conferência Nacional de Cultura, em Brasília-DF, promovida nos dias 27 de novembro a 1º de dezembro, .
A brasilandense juntou-se com representantes de outros município do Estado para discutir ações que possam disseminar a cultura, principalmente no interior do país. “O que foi mais interessante é a união da nossa turma, pois nos unimos para levar as propostas que possam alcançar os menores municípios, pois são os do interior que são ignorados e não recebem nenhum incentivo”, disse.
A estudante representou o eixo diversidade e acessibilidade. Além disso, ela realizou uma moção que foi aprovada com o apoio do colegiado LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transsexuais). “Eu tive uma grande base, pois tinha acabado de participar do Point LGBT, que foi realizado em Paranaíba recentemente, pois debatemos questões que envolvem este público”, ressaltou.
Jenifer ressaltou que 60% das propostas levadas pelo Estado de Mato Grosso do Sul foram aprovadas na Conferências Nacional e, inclusive, foram reforçados outros pedidos que estão inseridos desde a 1ª Conferência da Cultura. “Esta ação é para cobrar ainda mais os governantes a colocar em prática tudo o que já está no papel”. Ela citou como exemplo a PEC 150 (Proposta de Emenda Constitucional) que destina 2% do orçamento federal para políticas culturais, sendo 1,5% para os estados e 1% para os municípios.
Para a brasilandense, a Conferência também resultou em uma experiência para a vida. “Recebemos livros didáticos e oficinas ensinando a elaborar projetos e isso sem contar o contato com outras pessoas do país que tivemos durante os intervalos e traslados. Aprendi muito”, encerrou.
CONFERÊNCIA
Com um total de 1.745 participantes, sendo 953 delegados de todo o país (10 de Mato Grosso do Sul), 162 convidados e 391 observadores, a III Conferência Nacional de Cultura, que aconteceu de 27 de novembro a 1º de dezembro, em Brasília, aprovou 64 propostas para o setor cultural.
As propostas foram aprovadas com destaque para cinco prioridades em cada um dos quatro eixos: Implementação do Sistema Nacional de Cultura; Produção simbólica e diversidade cultural; Cidadania e direitos culturais; Cultura como desenvolvimento sustentável.
Jornal Dia Dia/RMC
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão












