Quinta-Feira 06/11/2025 00:27

Como dar mesada para os filhos?

Brasil - Comportamento - Educação Econômica Familiar

Foto:Divulgação

Tenho visto muita distorção em relação ao uso da mesada e isso me preocupa. O assunto é sério, merece atenção e informação. Vejo famílias adotando certas “metodologias” que comprometerão a relação das crianças com o dinheiro e seus desdobramentos.

Explico: fazer da mesada instrumento de condicionamento infantil é o caminho mais fácil e desastroso dentro das relações humanas. Um exemplo dessas práticas é vincular a mesada ao cumprimento de tarefas ou condutas sociais.

Esses condicionamentos ferem o ato de educar e passam longe da Educação FinanceiraInfantil. Adotar a mesada ou o oferecimento de dinheiro pegando o atalho do “toma lá, dá cá” é uma decisão preguiçosa!

A mesada deve ser uma ferramenta na aprendizagem financeira e não deve, jamais, ser usada como objeto de troca. Perde-se todo o sentido, por exemplo, quando a vinculamos ao desempenho escolar, como punição a comportamentos ruins ou recompensa por atos de cidadania.

Educação não é troca comercial

Ás vezes fica difícil entender a barganha que é feita por algumas famílias. É antipedagógico atrelar perda ou ganho de dinheiro da mesada a ações cotidianas naturais como tomar banho, reclamar de alguma coisa, desobedecer e, pasmem, perder alguns centavos da mesada cada vez que for para a cama dos pais à noite.

Não critico aqui a intenção dos pais, pois acredito que sejam as melhores, mas comoeducadora eu preciso trazer outras informações com o objetivo de enfraquecer tais métodos, estimular a reflexão e a busca por condutas mais apropriadas.

Vejo que, por desconhecimento de práticas mais adequadas ou por entenderem asrelações humanas sob a ótica capitalista, muitos pais acabam se perdendo quando o assunto é dinheiro. No futuro ,as chances de dificuldade de relacionamento pessoal e de trabalho por parte dessas crianças é algo a ser pensado. Lembre-se que os exemplos na infância possuem um peso grande na vida adulta.

As condutas dos pais formam, fixam crenças, norteiam escolhas e ações de seus filhos. A mente infantil absorve todos os estímulos rapidamente, os quais contribuirão para a formação do Eu. O que foi absorvido se manifestará mais tarde em pensamentos e atitudes.

Quando o dinheiro é associado de forma equivocada com cooperação, respeito, expressão de emoções, autocuidado, responsabilidade como cidadão, as crianças estão sendo condicionadas a fazerem tudo em troca de algumas moedas. Esse não é o conceito inteligente de mesada.

Essa é uma forma perigosa de compreender a vida e seus propósitos. Onde ficará, por exemplo, a solidariedade e a livre cooperação na cabeça dessas crianças?

Verdadeiras relações humanas não encontram ressonância no mercantilismo. Não se compra respeito, tolerância, fraternidade ou amizade sincera. Muitos estão confundindo a realidade, pois permanecem distraídos com a massificação de tudo e acabamquantificando as relações com seus filhos.

Atalhos e distorções perigosas no uso da mesada

Educar um filho dá trabalho mesmo. Tem momentos em que o cansaço fala mais alto e se não estivermos centrados em nosso propósito de formação, acabamos optando pelos atalhos: cedemos às birras, damos presente porque queremos sossego, temos atitudes baseadas no senso comum, não colocamos limites, compramos porque todo mundo compra, “compramos” o comportamento e o cumprimento de regras e por ai vai.

Só que educação envolve a formação do indivíduo em sua totalidade. Educar integralmente nossos filhos é desenvolver o senso crítico, prepará-los para que enxerguem além do óbvio. Só assim construiremos caminhos para uma vida mais leve, feliz e longe das distorções que vemos por aí.

Distorções essas que a maioria insiste em chamar de evolução, modernidade e outros adjetivos atraentes. A família é a base, ela é decisiva para a formação de cidadãos conscientes e mais saudáveis emocionalmente. O contrário disso é regressão!

E a mesada? Educar financeiramente é ensinar que o dinheiro é um recurso finito e necessário. Que, quando bem compreendido e administrado, nos proporciona uma vida material confortável e qualidade de vida.

Dinheiro é um meio e não um fim em si mesmo. Para tudo isso é preciso mudar modelos internos que muitos de nós, adultos temos! E tudo isso começa com a mesada. A Educação Financeira Infantil começa dentro de cada pai, mãe ou responsável.

O tema chega a ser desconfortável, pois toca em pontos sensíveis do nosso cotidiano. Mas é preciso colocar o assunto em pauta para a construção de novos modelos. É o que acredito como mãe e educadora financeira!

Dinheirama/RMC

Comportamentos, Desconhecimento de Práticas, Cooperação, Expressão de Emoções

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens