Em MS, 25 cidades não contam com atendimento de defensores públicos
Estado - Ações Judiciais - Acesso à Justiça
Imagem: Divulgação

Em Mato Grosso do Sul, 25 cidades não contam com defensores públicos. A falta desses profissionais tem prejudicado a população, que muitas vezes precisa se deslocar até outras cidades para receber atendimento jurídico.
Dona Ramona Aparecida Moreira mora em um assentamento a 70 km de Nova Alvorada do Sul, cidade que fica na região central do estado. Ela procurou a defensoria pública para pedir a guarda da neta de dois anos, que já mora com ela desde que nasceu. O atendimento foi agendado há mais de um mês, mas a cidade não tem defensor público. Três vezes por semana, os moradores são atendidos por um profissional de Dourados, cidade que fica a 109 km de Nova Alvorada do Sul.
O defensor público Júlio César Ocampo Gonçalves explica que em Nova Alvorada do Sul são atendidas mensalmente cerca de 200 pessoas, mas a demanda na cidade é maior e, por isso, já não é possível agendar atendimento para o mês de dezembro.
Além da ausência de defensores, os quadros estão incompletos em 76 comarcas. Defensores que atuam em comarcas maiores se deslocam para atender os moradores dos municípios onde não há defensoria pública. A lista de espera é grande, e os casos mais graves recebem prioridade, por isso muitas pessoas aguardam meses para serem atendidas.
Para o coordenador da Defensoria Pública em Dourados, Reginaldo Marinho da Silva, o déficit no estado é de quase 100 profissionais. Ele destaca que a partir de 2014, tomam posse 25 novos defensores públicos para atuar em todo o estado.
G1/globo/LL
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão












