Quarta-Feira 05/11/2025 23:03

Suspensão de andadores causa polêmica e divide mães e médicos

Estado - Saúde - Decisões Médicas

Foto: Arquivo Pessoal

A decisão liminar da Justiça do Rio Grande do Sul, que suspendeu a comercialização de andadores para bebês, gerou polêmica entre mães, pediatras e até comerciantes. O produto deve ser retirado de circulação nas lojas de todo o Brasil.

A justificativa é de que o equipamento coloca crianças em risco de acidentes graves, inclusive com morte. A pediatra Ana Carolina Nasser aprovou a decisão e até pontua que a SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) contraindica o uso do andador.

“Não é só questão de deformidade óssea, mas também expõe a criança a risco de fratura de fêmur, trauma craniano, e não tendo o produto a venda, ele cai em desuso”, ressalta a médica.

Mesmo o índice de mortes provocadas por acidentes com andador sendo baixo, a pediatra destaca o risco e afirma que o melhor método é o incentivo dos pais ajudando a criança no processo dos primeiros passos.

“A mãe tem que pegar na mão, ensinar, estimular, tudo isso é importante”, enfatiza Ana Nasser. Segundo a pediatra, a idade considerada normal para a criança começar a andar é 12 meses. Os pais devem começar a se preocupar caso os filhos não andem até os 15 meses. Nestes casos, então, o médico deve ser procurado.

Mas entre muitas mamães, o andador foi importante na hora de incentivar os passos iniciais dos filhos, e quem usou garante que não se arrepende. A dona de casa Cibele Silva Carvalho, 31 anos, usou com os dois filhos, Vitória, hoje com 5 anos, e Pedro, de 11 meses.

“Sempre tive cuidados básicos, nunca deixei perto de piscina, nem em lugares muito inclinados, só coloco em local plano, pois tenho medo de virar”, afirma Cibele. No processo dos filhos dela, a dona de casa acredita que foi bom porque deu mais liberdade aos filhos.

Para a funcionária pública Raquel Reina Dauzacker Lima, 28, o andador ajudou o filho a adquirir confiança para dar os primeiros passinhos. “Eu evitei no início porque os pediatras não recomendam e há perigo de queda, mas como achei que estava demorando para ele andar, resolvi usar o andador”, comenta.

Ela conta que passou a utilizar o aparelho quando João Vitor tinha quase 1 ano. “Mas eu usei por pouco tempo, mais ou menos um mês. Quando percebi que ele estava mais confiante, abandonei o andador”, afirma a mãe.

Mas o cuidado enquanto a criança estava no aparelho sempre foram grandes. “Ele só usava sob a supervisão de alguém”, ressalta Raquel. Hoje, João Vitor está com 2 ano e 3 meses, e chega a dar canseira nos pais de tão serelepe.

Comércio – Nas lojas especializadas, a preocupação agora é com o que fazer com os produtos que estão nas vitrines. Em um ano, quando saiu a primeira notícia de que a comercialização poderia ser suspensa, a venda do andador caiu aproximadamente 40%, segundo o comerciante Omar El Akara.

Ele afirma que o produto sempre teve boa saída na loja dele, especializada em roupas e acessórios infantis, mas que nos últimos meses a procura foi baixa. Contudo, o andador teve reajuste, em 2013, de 6% no peço de venda.

Omar afirma que, diante da suspensão de comercialização do andador, tentará negociação com os fabricantes para retirar os produtos das lojas e trocar por outros. No estoque dele, há aproximadamente 30 andadores. O preço varia de R$ 129 a R$ 269.

Mariana Lopes/Campo Grande News/JE

decisão liminar, comercialização suspensa, andadores para bebês

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens