Quarta-Feira 05/11/2025 22:39

Número de doadores de medula óssea cadastrados no REDOME pode aumentar para 12 mil em MS

Estado - Saúde - Doadores Voluntários de Medula Óssea

Foto: Hemosul

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através da Hemorrede Estadual, vem trabalhando junto ao Ministério da Saúde na melhoria da qualidade dos serviços do Programa de Doadores Voluntários de Medula Óssea (DVMO) no estado. A proposta é o aumento do número de doadores regulados no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME), passando dos atuais 8.500 doadores cadastrados para 12 mil doadores por ano.

O novo número aumenta a dinâmica do atendimento aos pacientes que precisam de transplante de medula óssea e aumenta a diversidade do tipo de doador, elemento fundamental para a compatibilidade com o paciente.

De acordo com a coordenadora geral da Hemorrede-MS, Eliana Dalla Nora, a ampliação do número de doadores de medula auxilia na viabilidade do transplante do transplante aos pacientes pela oportunidade de aumentar a diversidade étnica além de reforçar a melhoria da qualidade do cadastro dos doadores.

“Mato Grosso do Sul atende normalmente a sua demanda baseada no numero de doadores cadastrados por ano. Mas quando é discutida a ampliação deste número também falamos na variabilidade do material coletado, o que influencia na compatibilidade com o paciente que precisa do transplante. O nosso estado possui uma diversidade étnica muito grande e isso é importante quando se trata de algo como o transplante de medula óssea”, diz a coordenadora.

Para a coordenadora da Hemorrede, o cadastro de doadores também deve ser detalhado, para não prejudicar a liberação do transplante. “Mesmo contando com um numero maior de cadastros de doadores, devemos focar cada vez mais também na qualidade que os dados serão armazenados na base de dados além de intensificar os trabalhos de sensibilização de doação”, afirmou Eliana.

A construção do novo Banco de Cordão Umbilical, previsto para 2015, também será uma alternativa para ampliar a rede de atendimento de transplantes. A obra das novas instalações serão iniciadas a partir do ano que vem e já se encontra com as suas licenças autorizadas. A estimativa é de que após entrar em funcionamento, o Banco de Cordão otimize e aumento o número de atendimentos de transplante de medula.

A Hemorrede do Estado do Mato Grosso do Sul é o conjunto de Serviços de Hemoterapia e Hematologia do Estado. O sistema conta com 13 núcleos de atendimento distribuídos em 10 municípios, sendo eles: Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Nova Andradina, Naviraí, Três Lagoas, Paranaíba, Coxim, Corumbá e Aquidauana.

Para ser um doador, é necessário ter entre 18 a 55 anos, e com boa saúde. São retirados 5ml de sangue, como um exame de laboratório, e o doador é cadastrado no REDOME - Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea do INCA – Instituto Nacional do Câncer. Seus dados genéticos são cruzados com os dos pacientes que precisam da medula. Se a compatibilidade genética for positiva, a doação pode ser realizada. Porém, para ter compatibilidade a chance no Brasil é de uma em cem mil e com alguém de outro país de uma em um milhão.

Na Capital, a coleta de sangue para integrar ao Cadastro Nacional pode ser feita em três locais: 

Hemosul: de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30 (não fecha no horário de almoço), e no sábado das 7h às 12h30; 
Santa Casa: de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h (fecha no horário de almoço); Hospital Regional: de segunda a sext-feira, das 7h às 12h.

Jefferson Gonçalves/Notícias MS/JE

Governo do Estado, Hemorrede Estadual, Ministério da Saúde, qualidade dos serviços

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens