Quinta-Feira 06/11/2025 15:03

Amostragem em MS aponta lagartas Helicoverpa em 27% das lavoura

Estado - Agricultura - Praga Identificada

Imagem: Wanderlei Dias Guerra
Amostragem feita recentemente por técnicos do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga), em 151 propriedades rurais nos principais municípios produtores de soja e milho de Mato Grosso do Sul, apontou que as lagartas do gênero Helicoverpa, infestam 27% das áreas onde a pesquisa foi realizada.

Os dados fazem parte da circular técnica 43 do Siga, divulgada nesta terça-feira (3), pela Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS). Conforme a amostragem, que foi realizada em 76 propriedades do sul do estado e 56 do centro norte, em 21% das áreas pesquisadas a incidência das lagartas desse gênero é baixa, em 5% média e em apenas 1% alta.

Na sexta-feira passada (29), o governo do estado encaminhou ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o pedido para a decretação de emergência fitossanitária em Mato Grosso do Sul em razão do risco que as lavouras sul-mato-grossenses corriam do ataque da lagartaHelicoverpa armigera, a mais agressiva e destrutiva desse gênero. A expectativa é que o pedido seja atendido em breve.

Na quarta-feira (4), durante o lançamento do Showtec, em Campo Grande, a secretária de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, disse ao Agrodebate que exames laboratoriais feitos em lagartas capturadas em lavouras em Chapadão do Sul, São Gabriel do Oeste e Naviraí, confirmaram que se tratavam da espécie armigera, sendo os primeiros registros oficiais do ocorrência do inseto no estado.

Além dos insetos do gênero Helicoverpa, a amostragem do Siga revelou ainda a ocorrência de outras pragas nas lavouras pesquisadas, como a lagarta da soja, presente em 49% das áreas, lagarta do elasmo, em 40% e medideira, em 32%. Conforme análise dos técnicos apresentada no relatório, as infestações destas pragas se enquadram no nível baixo, cabendo ainda ação preventiva para eliminação.

No trabalho de campo, os técnicos do Siga também levantaram o percentual de infestação de plantas daninhas nas áreas pesquisadas. A buva (Conyza bonariensis) e o capim amargoso (Digitaria insularis) apareceram com alto percentual de incidência. Em 75% das propriedades foi registradas algum grau de infestação com buva e em 68% com capim amargoso, variando entre os níveis baixo, médio ou alto.

G1/globo/LL

infestações destas pragas, nível baixo, propriedades foi registradas

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens