Quarta-Feira 03/09/2025 01:09

Alcoólatras recebem salário em cerveja na Holanda

Mundo - Geral - Dai a Cesar o que é de Cesar

Imagem: Divulgação
Depois de mais de uma década desempregado por causa de uma lesão nas costas e alcoolismo crônico, Fred Schiphorst finalmente conseguiu um emprego. Ele se levanta às 5h30, caminha com seu cachorro e, em seguida, começa a limpar o lixo das ruas do leste de Amsterdam..

"Eu não tenho orgulho de ser um alcoólatra, mas eu tenho orgulho de ter um emprego novamente", afirma Schiphorst, de 60 anos, que antes trabalhava na construção civil.

Sua jornada de trabalho começa infalivelmente às 9 horas - com duas latas de cerveja, um pré-pagamento de um salário pago principalmente em álcool.

Ele recebe mais duas latas no almoço e, em seguida, uma outra lata ou, se tudo correr bem, duas para terminar um dia produtivo.

Schiphorst é um dos beneficiários de um programa incomum financiado pelo governo para tirar os alcoólatras das ruas, pagando-lhes em cerveja para escolher o lixo .

Cigarro. Além de cerveja - a marca varia dependendo de qual cervejaria oferece o melhor preço - cada membro da equipe de limpeza recebe metade de um pacote de tabaco de enrolar, almoço e 10 euros por dia (o equivalente a R$ 30,00).

O programa, iniciado no ano passado pela Fundação Arco-Íris, uma organização privada, mas principalmente financiado pelo governo que ajuda os sem-teto, toxicodependentes e alcoólicos, é tão popular que há uma longa lista de espera de alcoólatras crônicos ansiosos para se juntar às equipes de limpeza movidos a cerveja.

Um dos defensores mais entusiastas do projeto é Fátima Elatik, prefeita do distrito leste de Amsterdam. Como um muçulmano praticante que usa um lenço na cabeça, ela pessoalmente desaprova o álcool, mas diz que acredita que os alcoólatras 'não podem ser jogados no ostracismo'.

"É melhor dar-lhes algo para fazer e restringir seu consumo de álcool para uma quantidade limitada de cerveja do que deixá-los sem emprego e consumindo destilados baratos", afirma.

Membros conservadores da Câmara de Amsterdam ridicularizam o que eles chamam de "projeto de cerveja". Consideram um desperdício de dinheiro do governo e uma extensão equivocada de uma cultura de tolerância, que já fez da cidade uma meca para os usuários de maconha.

Hans Wijnands, o diretor da Fundação Arco-Íris, rejeita as críticas como arrogância política.

Adesão. A ideia de fornecer cerveja em troca de trabalho aos alcoólatras, segundo ele, surgiu primeiro no Canadá. Amsterdam tem agora três distritos que colocam o projeto em prática e um quarto discute seguir o exemplo. Outras cidades holandesas estão olhando para a ideia com simpatia.

"Se você diz apenas 'pare de beber', isso não funciona, explica Wijnands, cuja fundação recebe 80% do seu financiamento por parte do Estado e executa quatro salas de consumo de drogas com agulhas grátis para viciados em heroína. "Mas, se você diz:vou dar-lhe trabalho em troca de algumas latas de cerveja durante o dia', eles gostam e podem ter uma chance de se controlar."

Para proteger o governo de críticas de que está subsidiando a bebida, a Fundação Arco-Íris paga as cervejas com fundo próprio. "Para o governo, é difícil dizer comprar cerveja para um determinado grupo de pessoas, porque as outras pessoas vão dizer: 'eu gostaria de alguma cerveja, também'", disse o Wijnands.

Economia/estadao/LL

subsidiando a bebida, cerveja trabalho, alcoólatras, arrogância política

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens