Quarta-Feira 05/11/2025 23:11

Município participa naformação da Enciclopédia das Águas

Estado - Ações Ambientais - Convênio IHGMS-Sanesul

Foto:Divulgação

Proposto pelo Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, o projeto tem apoio do Governo do Estado, por meio da Sanesul eparticipação da Prefeitura de Três Lagoas.

O projeto, há tempos idealizado e proposto pelo Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul (IHGMS), foi apresentado ao governador André Puccinelli, no início de novembro, na Governadoria, em Campo Grande.
Com total apoio do governo do Estado, oficializado por meio de Convênio IHGMS-Sanesul (N.005/2013), a grande maioria das Prefeituras de Mato Grosso do Sul, incluindo a de Três Lagoas, decidiu participar e colaborar na formação da Enciclopédia das Águas de Mato Grosso do Sul.  

De imediato, por determinação da prefeita Marcia Moura, foi designado o geógrafo Otony Ávila Ornellas, servidor lotado na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, como diretor do Departamento de Turismo, para participar como “colaborador”, no processo de formação da Enciclopédia das Águas.

De posse da “carta hidrográfica”’ do município de Três Lagoas, OtonyOrnellas vem desenvolvendo uma série de trabalhos, propostos pelo IHGMS: confirmar, complementar ou corrigir o nome de “corpos d’água” que banham o território municipal, ou seja, lagoas, lagos, rios, córregos, ribeirões e outros; pesquisar o nome dos corpos d’água que aparecem no mapa, sem a devida identificação e escrever esses nomes; juntamente com a denominação, pesquisar e informar se existe alguma festa ou evento cultural, ligado a algum curso d’água, atrações turísticas, pousadas e outros; descrever, quando possível, contextos históricos dos referidos corpos d’água do Município, ou seja, se foi local de batalhas, origem de formação de cidade, etc.

“O que temos são cartas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), feitos na década de 1970”, informou Otonny. 

“Além das pesquisas, o levantamento baseou-se também em estudos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS- Três Lagoas) e em importantes informações populares, a tradição de conhecimentos que passam de geração em geração”, completou.  

A entrega de todo esse material para a formação do Atlas foi na última terça-feira (3), em Capo Grande. O lançamento final do material impresso está previsto para o final do mês de março de 2014. Por fim, as demais complementações, por meio dos amplos e variados recursos da mídia virtual, que deverão ser periodicamente atualizados, serão apresentadas até meados de 2014.

BACIA HIDROGRÁFICA

O município de Três Lagoas encontra-se localizado na Bacia Hidrográfica do Paraná e ainda apresenta em seu território duas sub-bacias, a do Rio Verde e a do Rio Sucuriú.

E a Hidrografia do Município de Três Lagoas é composta pelos rios Paraná, Pombo Sucuriú e Verde.  Existem aindaos ribeirões Baguaçú, Bonito, Brioso, Campo Triste, Imbaúba, Palmito, Piaba e Prata.
Na lista dos principais córregos, Otonnifez constar os seguintes: Azul, Boa Vista, Cervo, Estiva, Jacaré, Lajeado, Moeda, Pontal, Porto, Pratinha, Taboca e Urutu.

INÉDITO

Existem trabalhos semelhantes em vários Estados, sobre estudos de bacias e recursos hídricos. “No entanto, o trabalho de formação da Enciclopédia das Águas de Mato Grosso do Sul é inédito no Brasil”, observou Otonny.
“O diferencial deste trabalho, pelo que vem sendo feito, está numa série de questões, que são abordadas e registradas para informação e subsídios”, explicou.

O diretor de Turismo e “colaborador municipal” citou como exemplos desse diferencial as seguintes questões que irão constar na Enciclopédia das Águas: História; Cultural e Econômica, como fontes de informações para o desenvolvimento do turismo e outros projetos de investimentos; Etimologia (estudo da origem dos nomes); e a importância do fomento e incentivo à pesquisa.
A avaliação como “trabalho inédito” também foi expressa pelo presidente do IHGMS, historiador Hildebrando Campestrini, quando da exposição do projeto ao governador André Puccinelli. 

Segundo o historiador, ao mesmo tempo em que contribui para o acervo histórico do Estado, a Enciclopédia das Águasconterá uma gama de informações essenciais também para a gestão ambiental.

O estudo “permite o diagnóstico das condições das águas e contribui também para a área turística, porque o mapa hidrográfico é fundamental para o embasamento de todo e qualquer projeto”, ressaltou Campestrini.

Mato Grosso do Sul possui “uma rede hidrográfica invejável, não só pela distribuição, mas também pelo volume. Isso tem que ser bem conhecido, porque como podemos ter domínio daquilo que não conhecemos?”, comentou.

Jornal Dia Dia/RMC

Informações Essenciais, Gestão Ambiental, Trabalho Inédito, Mapa Hidrográfico

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,399
Euro 6,203
Franco suíço 6,672
Yuan 0,757
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens