Terça-Feira 02/09/2025 22:56

Brasil e Argentina discutem oferta do Mercosul à UE

Brasil - Economia - Blocos Econômicos

Foto:Divulgação

Os governos do Brasil e da Argentina discutiram, nesta quarta-feira, 4, a oferta do Mercosul à União Europeia. O assunto foi o único tópico da reunião, sem conclusão e que durou cerca de duas horas, realizada entre o ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel, e o assessor especial do Palácio do Planalto, Marco Aurélio Garcia, com o ministro argentino de Economia, Axel Kicilllof, e o chefe de Gabinete da Presidência, Jorge Capitanich, em Buenos Aires.

Segundo a assessoria de imprensa do MDIC, as conversas vão continuar nesta quinta-feira, 5, porque Kicillof teve que sair da reunião para assistir à posse da nova ministra de Segurança, Maria Cecília Rodrigues.

Na pauta, o governo brasileiro quer discutir ainda questões comerciais relacionadas ao setor automotivo e de calçados. Pimentel quer destravar as barreiras para 700 mil pares de calçados que estão parados na fronteira argentina. Também participaram da reunião a ministra de Indústria da Argentina, Débora Giorgi, e o secretário de assuntos Técnicos e Legais da Presidência, Carlos Zanini. O Mercosul terá que apresentar uma oferta conjunta à UE entre os dias 16 a 20 de dezembro, com vistas à um acordo de livre comércio. Porém, a Argentina ainda não entregou sua proposta completa que deverá ser harmonizada com as dos demais sócios.

Em reunião no mês passado em Caracas, a Argentina teria entregado somente a lista de bens a serem liberados de alíquotas para importação, mas não a oferta referente a serviços, compras governamentais e investimentos. O Brasil tem especial interesse na negociação com a UE, tendo em vista os rápidos movimentos envolvendo acordos de formação de área de livre comércio entre outras regiões e mercados. Na reunião marcada para a manhã desta quinta-feira, Pimentel dará o pontapé inicial das negociações de um novo acordo automotivo comum, que expira em junho de 2014.

A Argentina tem especial interesse no assunto porque pretende reduzir seu déficit da balança comercial bilateral, aumentando sua participação de autopeças no mercado brasileiro. Fontes do setor de importação da Argentina afirmaram que há preocupação no setor com o novo imposto proposto pelo Executivo, cuja votação no Senado estava prevista para hoje e foi adiada pelo governo. O projeto impõe uma alíquota de 30% para automóveis que custam entre 170 mil pesos a 210 mil pesos e de 50% para os carros acima desde valor.

Segundo o presidente da Fiat, Cristiano Rattazzi, o imposto vai afetar o mercado porque não estabelece um indexador no país que tem uma inflação anual de 26%. Teoricamente, o imposto não teria impacto nas exportações do Brasil para a Argentina, já que a maioria dos carros brasileiros que entra no mercado vizinho é de pequeno porte.

As Declarações Juramentadas Antecipadas de Importação (DJAI), que são licenças generalizadas de importação, aplicadas pela Argentina desde fevereiro de 2012, não entrariam na pauta de discussões porque o governo brasileiro já havia recebido sinalização de maior flexibilização por parte da nova equipe econômica, em reunião realizada na semana passada entre o secretário de Comércio do MDIC, Daniel Godinho, e o novo secretário de Comércio Interior da Argentina, Augusto Costa. O governo argentino pretende manter o comércio administrado, mas com maior abertura para os insumos e máquinas usados pela indústria nacional e produtos necessários para abastecer a demanda doméstica.

Exame/RMC

Demanda Doméstica, Inflação Anual, Governo Brasileiro, Importação

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens