Quarta-Feira 05/11/2025 15:08

Quem são os 9,6 milhões de jovens da geração nem-nem

Brasil - Comportamento - Pesquisa do IBGE

Foto:Divulgação

Com desemprego baixo e escolaridade média em alta, o que leva um jovem brasileiro a optar por não trabalhar nem estudar? Maternidade é uma das principais respostas.

De acordo com os últimos dados do IBGE, o Brasil tem hoje 9,6 milhões de pessoas entre 15 e 29 anos que não estão nem no mercado de trabalho, nem no sistema de ensino. A proporção de "nem-nems" vai de 15% dos jovens no Sul a 23,9% no Nordeste.

Na média, os nem-nems são o equivalente a 19,6% do total desta faixa etária - ou cerca de um a cada cinco jovens.

A taxa pouco mudou ao longo da última década, o que por si só já é um mau sinal: "Esse jovem desocupado é uma perda social para o país e precisamos de políticas públicas para o desenvolver. Estamos atrás de muitos países da América Latina nesse sentido", diz Cristiane Soares, pesquisadora do IBGE.

Mulheres

7 a cada 10 dos chamados "nem-nems" são mulheres, e a maternidade parece ser o principal fator que explica a discrepância: 58,4% das mulheres neste grupo tinham pelo menos um filho.

Das nem-nems mais velhas, de 25 a 29 anos, 74% já são mães.

A opção delas de ficar em casa com os filhos reflete um custo de oportunidade, já que as vagas de creche são insuficientes para atender a demanda. Atualmente, apenas 2 em cada 10 crianças de até 3 anos frequentam creche.

"Você precisa de estruturas para permitir que a mulher concilie sua educação, emprego e cuidado da família, e o Brasil ainda tem vários gargalos nessa área", nota Cristiane.

Aparece aí também uma diferença de renda relevante: no caso das famílias mais pobres, a vaga na creche particular pode sair mais cara do que o eventual salário que aquela mãe poderia ganhar se voltasse ao mercado de trabalho.

A proporção de crianças com idade entre 2 e 3 anos que frequentavam creche era quase o triplo para o quinto da população mais rica (63%) em relação ao quinto mais pobre (21,9%). 

Educação

Os dados também mostram que a maternidade precoce pode ter efeito sobre a educação: quanto antes chega o filho, maior a chance de uma mulher deixar os estudos.

Na faixa dos jovens entre 15 e 17 anos, por exemplo, 88,1% das mulheres sem filhos estudavam. Entre as que tinham um filho ou mais, só 28,5% continuavam na escola.

Entra aí também o gargalo de faltas de vagas nas universidades e no ensino profissionalizante. E como mais anos de estudo geralmente significam uma maior renda no futuro, de acordo com várias pesquisas, as consequências podem ser ainda piores no longo prazo.

Escolaridade

O perfil educacional dos nem-nems acompanhou a melhora da escolaridade geral do brasileiro. Em 2002, praticamente metade dos nem-nems tinha fundamental incompleto, índice que caiu para 32,4% em 2012.

Já a proporção de nem-nems com ensino médio completo foi de 25,5% em 2002 para 38,6% no ano passado. Apenas 5,6% dos nem-nems tem ensino superior completo ou incompleto.

Mercado de trabalho

No curto prazo, o número pode refletir também a situação do mercado de trabalho. Se as empresas sinalizam que não estão contratando, isso também desestimula as pessoas a procurarem emprego. 

Historicamente e ao redor do mundo, os jovens são os mais vulneráveis às flutuações do emprego (como mostram os dados de desemprego da juventude europeia). Cristiane nota que a busca frustrada por um primeiro emprego também é um obstáculo que gera nem-nems. 

Números do IBGE de outubro mostraram que a população não-economicamente ativa, que não está empregada nem procurando emprego, cresceu 3% em um ano, primeiro aumento desde o início de 2010.

Exame/RMC

Emprego, Custo de Oportunidade, Mercado de Trabalho, Caso das Famílias

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens