Quarta-Feira 05/11/2025 12:52

FUNASA apresenta projetos de Mato Grosso do Sul em seminário em SP

Estado - Eventos - IX Seminário de Resíduos Recicle Cempre

Foto:Divulgação

A Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) esteve presente, através da Coordenação do Programa de Saneamento em Saúde da FUNASA Presidência, em Brasília (DF), representada pela engenheira Liége Castelani e pela Superintendência Estadual no Mato Grosso do Sul (Suest/MS), representada pelo engenheiro da Divisão de Engenharia e Saúde Pública (Diesp), Aroldo Galvão, no IX Seminário de Resíduos Recicle Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem), realizado entre os dias 05 e 07 de novembro no Pavilhão Azul da Expo Center Norte, em São Paulo (SP).

O evento reuniu geradores de resíduos sólidos do Brasil, grandes empresas e conglomerados, governos municipais, estaduais e órgãos do Governo Federal, como a FUNASA, além de cooperativas de profissionais de reciclagem de todo o país.

Foi discutida a responsabilidade de cada segmento na cadeia produtiva de resíduos, e aprofundou-se a discussão sobre a nova exigência da Política Nacional de Resíduos Sólidos, obrigatória a partir de 2014: a logística reversa, onde o produto sai da indústria, é comercializado, vai para a casa do consumidor durante a vida útil e volta ao ponto de origem após a sua inutilização, ou seja, a indústria, através do descarte ecologicamente correto. Nesse processo, a responsabilidade pesa não somente sobre a fábrica, mas também sobre a empresa que comercializa o produto, e inclusive, sobre o consumidor.

Cada ramo presente no evento mostrou como está se preparando para colocar em prática a logística reversa, quais medidas foram e ainda serão adotadas para facilitar o processo para todos os responsáveis nas etapas distintas do mesmo.

O Diretor de Controle Ambiental e Turismo e atual Coordenador da Defesa Civil de Alcinópolis, Edilson de Oliveira Gomes, apresentou o Projeto de Gestão de Resíduos Sólidos do município, considerado modelo para vários municípios de outras regiões.

A engenheira Liége Castelani, da FUNASA Presidência apresentou a palestra “Financiamento para pequenos municípios – Programa de Resíduos Sólidos da FUNASA, em Brasília, visando a contribuição para a discussão em uma percepção da amplitude do Programa no Brasil”, e falou sobre o desenvolvimento do programa em todo o país, com o número de convênios celebrados até agora, bem como o montante de recursos repassados aos municípios com até 50 mil habitantes de diversos estados. Apresentou também as projeções relacionadas aos profissionais da reciclagem, com o programa Cataforte, do Governo Federal, através do incentivo para a formação e organização de associações e cooperativas, e do fomento para a criação de negócios sustentáveis.

O engenheiro da Suest/MS, Aroldo Galvão, proferiu palestra falando sobre a experiência da Superintendência Estadual da FUNASA em Mato Grosso do Sul com a aplicação local do Programa de Resíduos Sólidos, e apresentou vários projetos do estado, entre os quais se destacam como benchmarking, ou seja, projetos bem-sucedidos que podem servir como exemplos para outros, os de Iguatemi e Bonito.

Segundo Aroldo, “a FUNASA foi bastante enaltecida durante o evento, pois várias prefeituras e cooperativas de catadores de diversas regiões do Brasil destacaram a Fundação como parte fundamental do processo de estruturação dessas organizações. Ao final, se produziu um ambiente institucional muito favorável para a FUNASA, após tantas citações positivas, principalmente porque em Mato Grosso do Sul temos exemplos de trabalhos desenvolvidos com cooperativas de catadores”.

Para o superintendente da FUNASA no MS, Pedro Teruel, “é sempre gratificante saber que o trabalho da FUNASA é reconhecido, lembrado, citado, pois é sinal de que estamos fazendo nossa parte de maneira correta. Ainda temos muito a avançar na área de reciclagem, mas o que já foi feito começa a mostrar resultados. Isso nos deixa orgulhosos quando constatamos que contribuímos para melhorar a qualidade de vida desses trabalhadores com geração de trabalho, emprego e renda”.

Agora MS/RMC

Negócios Sustentáveis, Cooperativas, Citações Positivas, Processo de Estruturação

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens