Quarta-Feira 08/10/2025 01:18

Ocupações indígenas geram prejuízo de quase R$ 100 milhões ao Estado

Estado - Contas Públicas - Questão Indígena

Foto: MS Notícias

O presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) Francisco Maia afirma que a instabilidade jurídica gerada pelos conflitos entre índios e produtores rurais no interior do Estado tem refletido no desenvolvimento econômico do Estado devido à queda de produção de grãos assim como da pecuária.

Segundo Chico Maia, existem, hoje, cerca de 100 mil hectares de terras ocupados por índios, que restringe a produção de grãos e a criação agropecuária do Estado e gera um prejuízo anual aproximadamente de R$ 97,5 milhões.

“Esse cálculo ainda é aproximado, pois consideramos que, pelo menos, metade das terras seja apta para agricultura, já que existem terras que geograficamente não são favoráveis, ou seja, estamos contando com apenas 50 mil hectares”, explica Chico Maia.

Na manhã de ontem, na Câmara Municipal de Vereadores de Campo Grande, o presidente da Acrissul esteve acompanhado de produtores rurais para conscientizar a sociedade sobre a condição de insegurança estabelecida no campo.

“Hoje vivemos um clima de insegurança jurídica e física, não queremos de forma alguma formar uma milícia, queremos apenas nos proteger e cuidar das nossas terras que compramos com fruto de nosso trabalho”, afirma.

Chico Maia chamou a atenção para a influência de ONGs (Organizações Não Governamentais) do exterior sobre a população indígena do Estado.

Segundo ele, existe um interesse econômico por trás dessas ONGs que, segundo Chico Maia, financiam os índios para incentivar o confronto com produtores rurais no intuito de desacelerar o crescimento da economia do Estado, consequentemente, do Brasil. “Hoje, o Brasil é um dos principais produtores de grãos do mundo, por isso é claro que existem organizações que têm interesse em frear o avanço de nossa produção”, explica.

Outro prejuízo do conflito destacado por Chico Maia é a perda de áreas de alta produtividade na região do Cone Sul. Segundo ele, a região é mais fértil do Estado e é justamente o alvo da Funai (Fundação Nacional do Índio) para ampliar as aldeias e reservas indígenas no Estado.

“Se a Funai, que chamamos de Funerária Nacional do Índio, implantar o projeto de ampliação que abrange o Cone Sul, perderemos nossas terras mais férteis e isso irá inviabilizar economicamente todo o Estado”, alerta.

O presidente da Acrissul destaca que, embora seja divulgado que os produtores rurais estão contra os índios, o real posicionamento da classe produtora é de lutar pelos próprios direitos e evitar que terras sejam demarcadas de forma aleatória, como, segundo ele, tem sido feito pela Funai. “A Funai precisa cuidar dos índios, o problema do índio não é terra. A aldeia dos Kadiwéus, por exemplo, está em uma área de 300 mil hectares onde vivem apenas 1500 índios, ou seja, são 200 hectares por índio, e eles vivem em extrema pobreza”, observa Chico Maia.

Para o presidente da Acrissul, falta, por parte da Funai, assistência aos índios e aprofundamento das reais necessidades dos mesmos.

“A Funai nunca fez um estudo real para saber por exemplo quantos hectares cada índio deve ter, como acontece no Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), que determina que para cada assentado seja conferido sete hectares. Hoje, o maior crime que está sendo cometido é contra os índios, que, além de sofrerem pelas terras, acabam indo para as cidades e sofrem preconceito”, explica.

MS Notícias/JE

presidente da Acrissul, instabilidade jurídica, conflitos, índios e produtores

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens