Quarta-Feira 03/09/2025 05:18

Tribunal de Justiça do Rio discute o papel do negro no Judiciário

Brasil - Judiciário - Justiça não tem Cor

Foto:Divulgação

A questão racial foi discutida hoje (28) no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) durante o seminário O Negro e o Judiciário: Um Panorama da Inserção. No discurso de abertura do evento, a presidenta do tribunal, a desembargadora Leila Mariano, destacou a importância da sociedade superar os preconceitos em todas as situações. “Somos um mix de todos aqueles povos que estão aí. Esses preconceitos e posturas que causam dificuldades precisam ser superadas. É hora de superar isso em todos os níveis”, disse,

Ela classificou como histórico o julgamento pelo Órgão Especial do TJRJ da ação direta de inconstitucionalidade contra a Lei 5.346/2008, que criou cotas para o ingresso nas universidades estaduais do Rio. O relator foi o ex-presidente do TJ, o desembargador aposentado Sergio Cavalieri Filho.

“Ele nos trouxe a necessidade da aceitação das cotas como resgate dessas diferenças que foram impostas por meio de preconceitos que ainda existem”, declarou. Ela lembrou que a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) concede bolsas aos alunos oriundos de universidades com regime de cotas. “Queríamos demonstrar que o negro é capaz e que esse processo de integração é importantíssimo”, completou.

A juíza Ivone Ferreira Caetano destacou em sua palestra que passou a reconhecer o valor das cotas na Emerj, onde foi convidada a participar de um debate com o idealizador da lei. “A partir daí, vi que o problema do negro não era só a minha experiência sofrida. Era preciso conhecer a história. A nossa história é muito mais grave do que se supõe. As raízes são profundas”, disse.

A juíza lembrou ainda que os negros engrossam a população carcerária, os abrigos, e estão entre as maiores vítimas de homicídio, em especial os jovens do sexo masculino. Segundo ela, para ver onde os negros estão, basta fazer o teste do “pescoço”. “Estique seu pescoço nas portas dos gabinetes, nos cartórios e veja quantos negros são assessores, analistas, técnicos, promotores e quantos estão em funções acessórias”, sugeriu.

O desembargador Antônio Izaias Abreu, membro da Comissão de Preservação da Memória Judiciária, fez, durante o seminário, uma análise da participação do negro na história do Brasil. “Em todos os ciclos de nossa riqueza, o negro foi a alavanca de trabalho”, declarou. Segundo ele, o objetivo do seminário é despertar, na sociedade, a importância da igualdade racial e social.

Para o desembargador André Fontes, do Tribunal Regional Federal (TRF) da 2ª Região, é preciso diferenciar discriminação de preconceito. “Todas as políticas de cotas ativas de integração são políticas referentes à discriminação, mas que não resolvem o preconceito”, disse.

De acordo com ele, o preconceito está na cabeça, na opinião, no sentimento, enraizado, e passa de pai para filho. Ele afirmou, ainda, que para vencê-lo é necessária uma ação individualizada de educação prática. “É uma luta diária, hercúlea. Não há condenação de dano moral que dê jeito”, ressaltou.

Agência Brasil/RMC

Questão Racial, Cotas de Integração, Discriminação de Preconceito

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens