Quarta-Feira 05/11/2025 23:49

Governo do Estado lança amanhã mais uma edição da revista Cultura em MS

Estado - Cultura - Revista

Imagem: papolivre.net.br 
O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio de sua Fundação de Cultura (FCMS), lança nesta sexta-feira (29) mais uma edição da revista Cultura em MS. O evento acontece no auditório da Governadoria, às 8h45, com a presença do governador André Puccinelli.

Criada em 2008, a publicação visa não só difundir os projetos e ações da área, mas também lançar a reflexão sobre temáticas relevantes em nossa identidade multicultural. “Chegamos à sexta edição da publicação, que tem o desafio de estimular o debate e a reflexão acerca da formação identitária do sul-mato-grossense. A cada ano exploramos um tema abrangente, com uma grande reportagem, que se desenvolve a partir de muitas entrevistas e pesquisas, com detalhamento, riqueza de informação e forte apelo visual. A revista Cultura em MS é mais do que um mero informativo de ações, servindo ainda como referência para pesquisas”, resume o presidente da FCMS, Américo Calheiros.

São 80 páginas que tratam de variados assuntos: ações de promoção e registro da cultura, artigo sobre gestão municipal, sugestões culturais, perfil do maestro Vitor Marques Diniz e de artistas da terra que estão em plena produção, além de matérias sobre: moda, comportamento e mercado; a arte de contar histórias; o centenário de três acontecimentos que marcaram a história regional; danças étnicas que caracterizam o Estado e iniciativas de valorização da cultura.

Há ainda uma entrevista com o casal de historiadores Valmir Corrêa e Lúcia Salsa, que desenvolveram forte ligação com a cultura e a história regionais, além de receitas de pratos típicos pelo chef Paulo Machado. A matéria de capa desta edição é voltada às culturas indígenas, temática essencial na formação identitária do Estado. Para tanto, a equipe de jornalistas pesquisou amplamente colhendo depoimento de indígenas e estudiosos da área.

“A presença e a força dessas culturas na formação de Mato Grosso do Sul, o segundo Estado com a maior população indígena do País, torna ainda mais indispensável nosso direito e nosso dever de conhecê-las e valorizá-las. Hoje, mais de 500 anos depois que os europeus chegaram a essas terras, dando novos rumos à formação deste mosaico de diversidade étnica chamado Brasil, ainda se desconhece muito da sociodiversidade nativa, que não é coisa do passado, mas realidade presente, instaurada desde sempre em nossa memória coletiva e também nas lembranças individuais”, sublinha Américo Calheiros.

A publicação tem formato magazine e preza, além da qualidade das informações, pelo conceito visual, explorando imagens de forma a contextualizar o leitor ao tema proposto em cada sessão. São 2 mil exemplares que serão distribuídos gratuitamente – parte no evento de sexta-feira e parte dirigida a instituições culturais e educacionais. A versão digital, em formato PDF, a partir do lançamento, estará disponível no site www.fundacaodecultura.ms.gov.br.

Idest/LL

tema proposto, dando novos rumos, conceito visual, temática essencial

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,399
Euro 6,203
Franco suíço 6,672
Yuan 0,757
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens