Escola do Sesi da Capital promove 1º campeonato interclasse de robótica
Estado - Educação - Campeonato de Robótica
Foto:Divulgação
A Escola do Sesi de Campo Grande promove, nesta sexta-feira (22/11), a partir das 7 horas, no Ginásio do Clube do Trabalhador, no Bairro José Abrão, o 1º Campeonato Interclasse de Robótica. Durante a competição, que terá a participação de 92 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, os participantes utilizarão o Lego Zoom, considerado “ferramenta” e metodologia didática, associado a um sistema de programação (NXT) para montar os robôs, que terão de resolver determinadas situações problemas.
Os 92 alunos serão distribuídos em quatro equipes, uma por série, e, pela proposta, eles terão um rio imaginário de onde, com o auxílio do robô, deverão retirar materiais poluentes, como latinhas, vencendo quem conseguir retirar a maior quantidade de lixo no menor tempo. Para chegar ao dia da competição, os alunos tiveram muito trabalho, pois cada equipe foi distribuída em três grupos para que cuidassem de uma etapa, sendo que a primeira envolveu pesquisa para se chegar à melhor forma de desenvolver o robô.
Já a segunda etapa incluiu a apresentação do trabalho e, para tanto, os alunos tiveram a oportunidade de utilizar qualquer recurso, como power point, paródias de músicas ou teatro. Após esse etapa, eles tiveram de expor o robô e cumprir a tarefa proposta, sendo que as duas últimas etapas serão cumpridas durante a competição.
Segundo a gerente de educação e cultura do Sesi, Simone Figueiredo Cruz, a iniciativa permite que os alunos descubram e desenvolvam habilidades. “Esta primeira iniciativa inaugura uma nova fase da aprendizagem importantíssima aos alunos, pois ao passo que eles se apropriam da teoria, transformam-se em sujeitos capazes de resolver problemas do mundo real”, declarou.
Ela também reforçou que o campeonato promove algo além de uma simples competição. “O que se vê normalmente nas escolas é a competição. Um aluno querendo ser melhor que o outro, ter a melhor nota. O Lego propõe que o saber seja compartilhado, que se valorize as habilidades individuais e que o somatório dessas habilidades permita chegar ao resultado esperado. É a valorização do que cada um tem de melhor para o sucesso da equipe”, declarou.
Já a coordenadora da Escola do Sesi de Campo Grande, Roselaine Silvestre Teixeira, detalhou os alunos serão avaliados por um júri composto por três pessoas. “Eles serão avaliados com relação ao tempo e a quantidade de latinhas que forem retiradas pelo robô do rio imaginário. Para isso, os alunos já desenvolveram a programação do robô, que deverá sair de determinado ponto ir até o rio retirar a latinha e retornar ao local de origem”, disse.
Agora MS/RMC
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão












