Quinta-Feira 06/11/2025 03:36

Fórum Soja Brasil debate perspectivas da safra e defesa vegetal

Estado - Agricultura - Projeto Soja Brasil

Imagem: midianews.com.br

Perspectivas e desafios da safra estão na pauta do próximo fórum do Projeto Soja Brasil, que acontece na tarde do dia 21 de novembro, quinta-feira, na Universidade Federal da Grande Dourados (MS), com transmissão ao vivo a partir das 16h30min (horário de Brasília). O Fórum Soja Brasil reúne consultores, pesquisadores, líderes do agronegócio e representantes do governo para debater mercado, escoamento da produção e defesa vegetal. A apresentação do evento será feita pela jornalista Kellen Severo, integrante da equipe da Expedição Soja Brasil.

Segundo Fabrício Rosa, diretor executivo da Aprosoja Brasil, a escolha dos temas do fórum de Dourados se deu em função das previsões de piora dos problemas de logística no País, e dos altos índices de ataque de pragas. “Queremos discutir qual a perspectiva de renda do produtor diante desses obstáculos. Os preços vão aumentar ou cair?”, diz, enfatizando a necessidade que os produtores têm de uma orientação.

Um dos painelistas do fórum, Armando Sá Nascimento Filho, diretor de Defesa Sanitária Vegetal da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia, reforça a importância da discussão sobre a política de combate a pragas e doenças da lavoura, porque acredita que o tema é um problema de todos: “O ponto principal é que a defesa vegetal acontece para o produtor e com o produtor. Defesa é compartilhada entre governo e comunidade”, diz.

O Fórum Soja Brasil: Perspectivas e desafios da safra, em Dourados é uma realização do Canal Rural e da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), com coordenação técnica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e consultoria da Safras & Mercado. O patrocínio é de Basf, Intacta, Mitsubishi Motors e New Holland, e o apoio, de Yara Brasil Fertilizantes. O evento tem apoio local da Aprosoja-MS, do Senar-MS, do Sistema Famasul, da Universidade Federal da Grande Dourados e da Bolsa Brasileira de Mercadorias.  

 O Canal Rural, o C2 Rural (WWW.c2rural.com.br) e o site do projeto (WWW.projetosojabrasil.com.br) transmitem o evento ao vivo, a partir das 16h30 (horário de Brasília). O telespectador e o internauta podem participar do evento enviando perguntas para os painelistas. Basta ligar para o número 0800 541 5858 ou enviar a pergunta pelo Facebook do projeto (www.facebook.com/ProjetoSojaBrasil). Também está disponível um aplicativo gratuito para download em tablets e smartphones, com novidades, notícias, previsão do tempo, cotações e muito mais.

Primeira etapa da expedição percorre o Centro-Oeste
 
A Expedição Soja Brasil, em sua segunda edição, deu a largada no País no dia 27 de outubro, em Vilhena, Rondônia, seguindo para Mato Grosso, Estado maior produtor do grão no País, passa por Goiás e chega a Mato Grosso do Sul, onde termina a primeira das cinco rotas. A meta é percorrer 40 mil quilômetros, visitando lavouras das principais regiões produtoras de 13 Estados, além Argentina, Uruguai e Paraguai.

Em dezembro começa a segunda rota da Expedição Soja Brasil, que inclui os Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.  

No início de 2014, outras três rotas serão percorridas passando pelos Estados do Maranhão, Piauí, Tocantins, Bahia, Minas Gerais e São Paulo. E até começo de março, a expedição faz sua segunda rota internacional – a primeira foi pelos Estados Unidos, em julho -, passando por lavouras da Argentina, Uruguai e Paraguai.

A jornada termina no mês de março no município gaúcho de Não-Me-Toque, durante a Expodireto Cotrijal 2014.

A jornalista Kellen Severo faz a cobertura ao vivo da viagem, que conta com a participação também dos repórteres João Bosco, Pedro Silvestre e Eduardo Ongaro.

A Expedição do Projeto Soja Brasil acompanha do plantio à colheita da safra 2013/2014, proporcionando uma consultoria diária com a participação de técnicos, especialistas e analistas de mercado.

Quem é quem na mesa de debates
 
Os fóruns promovidos pelo Projeto Soja Brasil contam com nomes de referência no País. Em Dourados (MS), dividem a mesa de debate sobre mercado e escoamento os painelistas Almir Dalpasquale (presidente da Aprosoja-MS), Flávio França Júnior (consultor associado à Safras & Mercado), Ivan Wedekin (diretor-geral da Bolsa Brasileira de Mercadorias), Liones Severo (consultor de mercado do SIM Consult) e Ruy Fachini (diretor-secretário do Sistema Famasul).

A segunda mesa vai discutir o combate a pragas e doenças das lavouras, reunindo Armando Sá Nascimento Filho (diretor de Defesa Sanitária Vegetal da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia – ADAB), Glauber Silveira (presidente da Aprosoja Brasil), Luiz Eduardo Pacifici Rangel (coordenador-geral de Agrotóxicos e Afins da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e Paulo Degrande (pesquisador e professor da Universidade Federal da Grande Dourados- UFGD).

A abertura do evento contará com a participação de Glauber Silveira e Luiz Carlos Ferreira de Souza (diretor da Faculdade de Ciências Agrárias da UFGD).

Sobre o Canal Rural
 
O Canal Rural é a principal plataforma de comunicação especializada em agronegócio no Brasil. Além da TV segmentada mais assistida pelos tomadores de decisão do setor, segundo pesquisa IpsosMarplan (2010), a marca engloba portal de notícias, leilões, eventos, aplicativos e educação para o agronegócio. Lançado em 1996, o Canal Rural leva informação e entretenimento aos milhões de produtores espalhados pelo País e aos “produtores de milhões”, que garantem ao setor participação de aproximadamente 25% no PIB brasileiro.
 

Surgiu/LL

produtor do grão, telespectador, internauta, safras & mercado, soja brasil

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens