Segunda-Feira 27/10/2025 20:11

Instituto Arara Azul inaugura Centro de Sustentabilidade no MS

Estado - Sustentabilidade - Preservação de Espécie Ameaçada

Imagem: Divulgação

A Fundação Toyota do Brasil e o Instituto Arara Azul reforçam o seu compromisso com a preservação da espécie, que já esteve ameaçada de extinção no Pantanal. A entidade ganha nesta segunda-feira (11), o seu Centro de Sustentabilidade, construído em Campo Grande (MS). O espaço também vai funcionar como sede do Instituto Arara Azul, com ampla infraestrutura para estudantes e pesquisadores em busca de informações e dados científicos sobre a espécie.
 
Nesta primeira etapa, o espaço terá o grande desafio de aproveitar todas as potencialidades de modo a profissionalizar o Instituto, gerar mais visibilidade e criar sustentabilidade financeira para a entidade e suas ações. Para tornar isso possível, um plano estratégico está sendo produzido com apoio da Fundação Toyota do Brasil, com o objetivo de garantir a perenidade das ações da entidade de forma que ela se torne, em alguns anos, autossustentável economicamente.
 
O Centro de Sustentabilidade também vai proporcionar um novo tipo de turismo na região – o de informação e observação, das araras na cidade e no Pantanal, principalmente no período de reprodução. O espaço vai poder receber pesquisadores e estudantes nacionais e estrangeiros interessados em estágio e treinamento fornecidos pelo Instituto Arara Azul. Além disso, destinará uma área para receber eventos, instituições escolares para palestras e cursos sobre a espécie e a biodiversidade do Pantanal.
 
“A criação do Centro de Sustentabilidade é mais uma iniciativa importante para fortalecer o trabalho de conservação da espécie. A Fundação Toyota do Brasil, acreditando na seriedade do trabalho e dos profissionais envolvidos, continua apoiando e investindo no projeto para a multiplicação e perpetuidade dos ótimos resultados que têm sido apresentados ano após ano”, ressalta Ricardo Bastos, diretor-presidente da Fundação Toyota do Brasil.
 
Os visitantes poderão conferir a trajetória do Projeto Arara Azul, de suas ações, os resultados e, ainda, terão acesso a uma loja com artigos personalizados do projeto, gerando mais uma renda ao instituto de modo que todo o valor arrecadado será revertido para ações como monitoramento e pesquisas, promovendo a conservação da biodiversidade.
 
A equipe responsável do projeto também irá focar seu trabalho na conscientização da população do entorno, para que todos saibam o que é o Instituto Arara Azul, as atividades que realiza e a importância da comunidade para os outros projetos desenvolvidos como o Ponto de Cultura e Arte de Fazer, que contam com apoio da Prefeitura Municipal de Campo Grande, Ministério da Cultura e Secretarias Municipais – Fundesporte e Fundac; e o Projeto Aves Urbanas – Araras da Cidade, que conta com o suporte da Anhanguera/Uniderp, Caiman e Bradesco Capitalização.
 
 
Projeto Arara Azul completa 24 anos
 
O Projeto Arara Azul, que trabalha no estudo e preservação da espécie no Pantanal sul-mato-grossense, comemora 24 anos de atividades neste mês. E a Toyota é parceira do projeto desde o seu início.
 
“A parceria reafirma o princípio de nos aliarmos a empreendimentos socioambientais sérios, respeitados e, acima de tudo, plenamente comprometidos com a preservação do meio ambiente e com a comunidade local”, completa Bastos.
 
O projeto tem vários propósitos. Dentre eles, realizar o acompanhamento das araras na natureza, o monitoramento de ninhos naturais e artificiais e o trabalho com proprietários das fazendas locais para a conservação da espécie.
 
A iniciativa monitora aproximadamente 3.000 aves, que vivem em cerca de 455 ninhos espalhados por 57 fazendas, situadas nas regiões de Miranda e Aquidauana e nos municípios de Bonito e Jardim, no Mato Grosso do Sul. Boa parte dos ninhos está localizada em regiões de difícil acesso, por isso a importância das picapes Hilux equipadas com tração 4X4, cedidas pela Fundação Toyota do Brasil, permitindo às equipes de biólogos transportarem suprimentos e todos os equipamentos necessários à realização dos trabalhos de campo.
 
Cotidianamente, são desenvolvidos estudos de biologia básica, reprodução, comportamento, requerimento de habitat, manejo e educação ambiental para a conservação da espécie, que no fim da década de 1980 estava ameaçada de extinção e chegou a somar apenas 1.500 indivíduos. Hoje, com a importante contribuição do Projeto Arara Azul, especialistas estimam mais de 5.000 indivíduos no Pantanal brasileiro e boliviano.
 
Vale ressaltar que o Projeto Arara Azul é uma ação de longa duração, desde 1990, que privilegia também outras aves com menor apelo social e a biodiversidade pantaneira. Projetos de longo prazo ajudam a entender a comunidade e as interações ecológicas.
 
O Projeto Arara Azul também é realizado com o apoio da Uniderp, Caiman e Bradesco Capitalização.
 
Sustentabilidade em foco

 
Visando a conservação da biodiversidade pantaneira bem como o desenvolvimento da vida econômica da comunidade, o Instituto Arara Azul promove, além do projeto carro chefe, maistrês ações na região. 
 
O projeto Arte de Fazer e Reciclar conscientiza a população sobre o destino correto de resíduos e como realizar a reciclagem, além de ministrar cursos para a capacitação de catadores, capacitação de artesãos para aproveitamento de resíduos em artesanatos e comercialização de produtos. Já o projeto Aves Urbana, que conta com o apoio de três pesquisadores, realiza o monitoramento dos ninhos das Araras Canindé, encontradas em áreas urbanas, com a pretensão de estender esse acompanhamento para outras espécies.
 
Com foco social e educacional, o Centro de Sustentabilidade irá abrigar também o projeto Ponto de Cultura, que realiza oficinas de artesanato, dança e expressão corporal, cursos de informática e sessões de cinemas para o público infantil, promovendo cultura, desenvolvimento social e integração entre as comunidades vizinhas.

Acritica/net/LL

integração, sustentabilidade, projeto, público, capacitação de artesãos

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens