Segunda-Feira 27/10/2025 17:26

Municípios terão de oferecer infraestrutura cicloviária, com bicicletas de uso coletivo

Estado - Logística e Transportes - Ciclo Vias

Foto:Divulgação

O Projeto de Lei do Senado (PLS) 262/2013 determina que o transporte cicloviário seja considerado no Plano de Mobilidade Urbana e que haja o incentivo para adoção desse meio de locomoção.

Ocorre que serão os Municípios os responsáveis por oferecer infraestrutura como ciclovias, ciclofaixas, semáforos, estacionamentos, sinalização e até mesmo bicicletas públicas de uso compartilhado.

Nesta quarta-feira, 6 de novembro, o PLS foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal. O objetivo principal é melhorar a mobilidade urbana, com a diminuição de congestionamento no trânsito e a oferta de mais opções para o transporte público.

Segundo o projeto, as bicicletas de uso compartilhado disponibilizadas pelos Municípios poderão ser gratuitas. Mas, fica autorizada a cobrança de uma pequena taxa. Projetos como este funcionam em países da Europa e no Brasil, em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, em parceria com instituições privadas.
Não basta criar a lei, diz CNM

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) atribui mérito à iniciativa de valorizar o modal cicloviário de transporte. Mas, para a entidade a lei, por si só, não desestimulará o uso do automóvel nas vias urbanas.

Segundo o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, é preciso muito mais.

Ele assinala que os incentivos fiscais e o financiamento facilitado que a União concede para aquisição de veículos motorizados gera efeito contrário ao pretendido com o projeto.

Ziulkoski acrescenta que mais importante que a alteração da lei é garantir recursos e apoio técnico para os Municípios implantarem os planos locais de mobilidade urbana. “O legislador tem sido pródigo em transferir encargos aos Municípios sem se preocupar com as fontes de financiamento”, lamenta.
Análise no Congresso

O autor do projeto é o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP). A matéria altera a Lei de Mobilidade Urbana e tramita em decisão terminativa pela Comissão de Infraestrutura (CI).

Se aprovada também por este colegiado, segue para avaliação na Câmara dos Deputados. Randolfe acredita que a medida é um desestímulo ao uso do automóvel.

Vale lembrar que ainda nesta semana, um estudo da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas mostra que o Brasil possui uma das bicicletas mais caras do mundo.

Não há incentivos fiscais por parte da União para a fabricação delas e o valor de mercado é consideravelmente maior em comparação ao de outros países. O imposto pago pelo consumidor na compra de uma bicicleta chega (ou ultrapassa) a 45% enquanto o dos carros é de 32%.

Assomasul/RMC

Fontes de Financiamento, Mobilidade Urbana, Congestionamento, Bicicleta

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,333
Euro 6,223
Franco suíço 6,687
Yuan 0,749
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens