Meio Ambiente15/12/2010
Novo parque na Mata Atlântica paulista
Foi decretado, após um longo processo e o congelamento da área na justiça, o Parque Estadual Restinga de Bertioga, em São Paulo. A decisão saiu no Diário Oficial com a assinatura do governador Alberto Goldman e garante a proteção integral de espécies ameaçadas de extinção e endêmicas (exclusivas) da região, muito assediada pela exploração imobiliária. A partir de agora, as faixas litorâneas se conectam à Serra do Mar, um dos trechos de Mata Atlântica mais conservados do Brasil.
Em comunicado oficial, Claudio Maretti, superintendente de Conservação do WWF-Brasil, afirmou que a nova unidade de conservação é uma vitória porque o centro do estado de São Paulo, até então, não tinha nenhuma porção significativa de restinga protegida. “... vale ressaltar que, diferentemente do que alguns qualificam como entrave ao desenvolvimento, áreas como o parque de Bertioga valorizaram ainda mais o turismo nessa região magnÃfica do litoral brasileiroâ€, avaliou.
O próximo passo, de acordo com Luciana Simões, coordenadora do programa Mata Atlântica da ONG, é trabalhar na real implementação do parque, com a garantia da estrutura e do aporte de recursos necessários à fiscalização e demais atividades. O turismo deve ser um dos principais focos da unidade de conservação, uso permitido pelo SNUC, lei nacional que rege as áreas protegidas no Brasil. Agora, a Mata Atlântica tem mais 9,3 mil hectares de cobertura vegetal sob cuidados.
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão