Sexta-Feira 19/04/2024 04:24

Produção de Petróleo na Líbia cai quase 70%

Mundo - Economia - Setor Petroleiro

As mais pessimistas advertências lançadas a respeito dos efeitos da crise na Líbia sobre o setor petroleiro começam a se concretizar: a produção do país despencou 66%, segundo o regime, cujos ataques contra os rebeldes atingiram pela primeira vez uma usina energética.

"Kadafi está mostrando suas verdadeiras intenções. Ou tem o petróleo do seu lado, ou começa a bombardeá-lo", disse à AFP na quinta-feira Fathi Faraj, conselheiro da Arabian Gulf Oil Company, uma das empresas que explora o cru líbio.

"O que temíamos desde o princípio, e que hoje aconteceu, é o bombardeio de instalações petroleiras pelas artilharia e pelos aviões do regime de Kadafi", indicou na quarta-feira Adbelhafez Ghoqa, porta-voz do Conselho Nacional de Transição, com sede em Benghazi.

Em Trípoli, o presidente da companhia petroleira líbia, Shukri Ghanem, confirmou em parte os relatos do que ocorreu em Ras Lanuf, mas afirmou que a explicou "atingiu uma pequena instalação de depósito em Sidra", que continha 200.000 barris de diesel.

"Isto não afetou a nossa produção. Era diesel, não petróleo cru", destacou Ghanem, que coordena o setor petroleiro do regime de Kadafi.

No entanto, a produção da Líbia caiu para 500.000 barris por dia, contra os 1,6 milhão que produzia antes do início da revolta popular, em fevereiro, admitiu Ghanem.

"A produção caiu de maneira dramática. Está em apenas meio milhão de barris por dia, contra 1,6 milhão", declarou.

A opinião de Fethi Faraj é ainda mais pessimista no que diz respeito aos números: "A produção de cru atingiu seu nível mais baixo, a 20%" da capacidade total, indicou.

Em mais uma declaração na televisão estatal, Kadafi acusou o Ocidente de "tramar um complô para humilhar o povo líbio, reduzi-lo à escravisão, e controlar o petróleo".

No leste do país, onde nas últimas três semanas zarparam apenas dois navios petroleiros - ambos com destino à China -, a produção está praticamente suspensa, explicou Faraj.

"Em Tobruk (um dos principais terminais da região, perto da fronteira com o Egito), temos armazenados um milhão de barris em depósitos com capacidade para cinco milhões. A este ritmo de produção, serão necessárias pelo menos duas semanas antes de conseguirmos exportar mais cru", alertou Faraj.

Além disso, os preços dispararam desde o início da crise na Líbia. O país é membro da Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep) e o quarto maior produtor de petróleo da África, com cerca de 1,8 milhão de barris diários e reservas avaliadas em 42 bilhões de barris.

A Líbia exporta a maior parte de sua produção para a Europa: 32% para a Itália (32%), 14% para a Alemanha, 10% para a Espanha e 9% para a França. China (10%) e Estados Unidos (5%) também compram o petróleo do regime de Kadafi.

Portal Exame

Produção de Petróleo, Líbia, Crise, Usina Energética

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens