Sexta-Feira 26/04/2024 21:29

Clima trava a colheita e plantio em MS

Estado - Agronegócio - Atraso na Colheita

Máquinas param por cinco dias com chegada de fortes chuvas. Além de atrasar a colheita da soja e por em risco a qualidade dos grãos, excesso de umidade compromete o plantio do milho safrinha no estado.

O que antes era motivo de comemoração agora está começando a tirar o sono de muitos agricultores do Mato Grosso do Sul.

Na última semana, o volume de chuvas ultrapassou os 200 milímetros em importantes regiões agrícolas e começou a espalhar tensão pelos campos.

Além de travar o avanço da colheita de verão, a enxurrada atrasa também os planos de quem pretende investir na segunda safra de milho, que já deveria estar totalmente plantada no estado.

A Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul (Famasul) estima que a colheita tenha alcançado 20% da área, contra 35% registrados nesta mesma época do ano passado.

Embora estejam animados com os índices de produtividade de soja, os produtores começam a se preocupar com a perda de qualidade dos grãos, provocada pelo excesso de umidade.

César Augusto Roos, de Bandeirantes (Oeste), revela que o acúmulo de chuvas dos últimos dias comprometeu a produção de sementes em 70% da área de soja, com 1,8 mil hectares plantados.

“Nunca aconteceu de invernar e ter enxurrada. Em cinco dias choveu cerca de 400 milímetros na minha fazenda”, conta.
Safrinha em xeque

Com 30% colhidos até agora e rendimento médio de 60 sacas (60 quilos) por hectare, contra média de 47 sacas em 2009/10, Roos afirma que nesta época do ano passado todo o terreno destinado à oleaginosa estava semeado com o milho safrinha.

O atraso deste ano, contudo, não deve impedir a aposta do produtor no cultivo de inverno. “Não vou diminuir a tecnologia, mas vou aumentar o risco”, explica.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) atendeu ao pedido do setor produtivo estendendo o prazo oficial para a semeadura do cereal de segunda safra até o dia 20 deste mês.

Mas, para o assessor técnico da Famasul, Lucas Galvan, ainda assim os agricultores não conseguirão finalizar o plantio do safrinha a tempo.

“A estimativa de crescimento de área em relação à safra passada não deve se confirmar, pois depois do dia 20 o risco da lavoura se torna muito alto”, argumenta.

O temor está sustentado na previsão de forte redução das precipitações a partir de abril deste ano, elevando as chances de faltar água para o cereal na fase crucial de desenvolvimento das plantas.

Em seu último levantamento, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) calcula que o milho safrinha vai ocupar de 933,8 mil hectares no estado, área 12,5% maior que a do ano anterior.

No inverno de 2010, os produtores de Mato Grosso do sul colheram 3,5 milhões de toneladas de milho em 830 mil hectares, segundo a estatal.

Comercialização

Apesar de os produtores do Mato Grosso do Sul terem comprometido 60% da produção antecipadamente, o atraso na colheita não deve prejudicar o cumprimento dos contratos de venda firmados enquanto a soja ainda crescia nas lavouras. A garantia, porém, só pode ser dada pelo clima.

Henrique Cabrera, comercial da Cooperativa Agroindustrial Sul-Matorgossense (Copasul) revela que maior parte dos embarques programados está previsto para este mês e que o único problema está no bloqueio do Porto de Paranaguá.

Das 75 mil toneladas já comprometidas pela cooperativa para o mercado externo, 27% devem ser escoadas pelo porto paranaense.

“Ano passado a proporção de escoamento por Paranaguá foi a mesma, mas, como a safra cresceu, o volume deste ano deve ser maior”, estima.

O ritmo de vendas antecipadas da Copasul foi mais acelerado se comparado a 2010. Segundo Cabrera, 33% da soja que será recebida pela cooperativa neste ano já foram comercializados, contra 10% no ano passado.

Mas o atraso na colheita pode gerar alguns problemas pontuais de comercialização. Roos, por exemplo, vendeu antecipadamente 30 mil sacas de sementes de soja, mas até agora só conseguiu entregar a metade desse volume.

Ele espera uma trégua das chuvas para conseguir cumprir os contratos restantes. Caso contrário, terá de comprar sementes de outras empresas para entregar aos compradores.

Famasul

Clima, Colheita, Mato Grosso do Sul, Chuva

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens