Terça-Feira 16/04/2024 08:05

Governo intercede e MAPA permite ampliação do prazo de plantio do milho safrinha

Estado - Agropecuária - Agricultura

Depois de pedidos do governador André Puccinelli, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) ampliou o prazo para o plantio do milho safrinha em Mato Grosso do Sul. O prazo, que inicialmente era para 28 de fevereiro e depois foi alterado em algumas regiões para o dia 10 de março, foi estendido até o próximo dia 20. 

 

A decisão do Ministério da Agricultura atende um pedido da classe produtora entre produtores rurais, cooperativas agropecuárias e suas lideranças, mas principalmente a do governo do Estado, por meio da Seprotur que desde o mês de fevereiro vêm atuando junto àquele Ministério na tentativa de ampliar o prazo para o plantio do milho 2ª safra. A relação dos municípios aptos ao plantio do milho safrinha foi publicada na sexta-feira (04) no Diário Oficial da União.

 

De acordo com o superintendente de agricultura e pecuária da Seprotur, Jerônimo Alves Chaves, o pedido da classe produtora ganhou o esforço do governo do Estado que encaminhou diversos ofícios ao Ministério. “Entre os dias 18 e 25 de fevereiro, a secretária e o governador encaminharam pedidos para o diretor do Departamento de Gestão de Risco Rural, para a Secretaria de Políticas Agrícolas e Coordenadoria de Zoneamento Agrícola reiterando a dilatação do prazo para o plantio do milho 2ª safra”, comentou.

 

Nas justificativas encaminhadas ao Ministério, o governador André Puccinelli demonstrou preocupação com o plantio do milho, ressaltando que houve retardamento no plantio da soja no verão, em decorrência de chuvas em agosto e setembro do ano passado, associando a este quadro um grande número de dias com céu encoberto e noites frias no período de desenvolvimento, ocasionando, desta forma, atrasos na maturação e na colheita. Estes atrasos ocorridos retardaram o plantio do milho safrinha, dificultando o acesso ao crédito rural e principalmente ao Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e seguro rural, pelo não cumprimento das normas sobre o zoneamento agrícola.

 

Outro ofício encaminhado ao Ministério, assinado pelo governador André Puccinelli, reiterava o pedido de ampliação do prazo do plantio do milho safrinha justificando que "somente os municípios localizados nas regiões norte e nordeste do Estado foram atendidos e parte daqueles localizados na região centro-sul com solos de potencialidade limitada". O pedido era para atender também áreas de grande concentração da produção.

 

“A ampliação do prazo para 20 de março vai atender o eixo Campo Grande-Dourados-Ponta Porã, dotados de solos mais argilosos, com elevada potencialidade agrícola”, informou Jerônimo Alves Chaves. Este plantio representa 2/3 da produção do Estado.

 

O superintendente de agricultura e pecuária da Seprotur, disse que a estimativa da produção do milho safrinha em Mato Grosso do Sul é de 3,5 milhões toneladas, o que representa 16% da produção nacional. O Estado deve plantar mais de 900 mil hectares desta cultura em tempo definido dentro das normas do zoneamento da agricultura. O milho da 2ª safra representa 46% do consumo nacional.

 

“Esta medida do Mapa deverá possibilitar que a maior parte dos produtores consiga plantar um milho 2ª safra dentro dos novos prazos fixados podendo assim ter acesso ao crédito rural, ao Proagro e ao seguro agrícola”, concluiu Jerônimo Alves Chaves.

 

Notícias MS

Governo, Plantio, Milho Safrinha, Agricultura, Mapa

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens