Quarta-Feira 24/04/2024 16:43

Carnaval corumbaense encerra em clima de romantismo e nostalgia

Estado - Geral - Carnaval

Fotos: Subsecretaria de Comunicação - Subcom

Arlequins, pierrôs e colombinas, originários das comédias italianas do século XVI e incorporados ao carnaval, ganham as ruas de Corumbá neste domingo, ao lado das pastoras, palhaços e do corso (desfile de carros antigos enfeitados com serpentinas e confetes). É o Carnaval Cultural, instituído na cidade há 17 anos para celebrar os tempos das marchinhas, das brincadeiras de ruas com esguichos de água e lança-perfume do final do século XIX.

A cidade mais carnavalesca do Centro-Oeste encerra sua festa voltando ao passado, os tempos de romantismo de um carnaval que se transformou em uma indústria de turismo e consumo e ganhou o mundo. Apesar do isolamento, com acesso aos grandes centros somente pelo Rio Paraguai, Corumbá acompanhou a evolução do carnaval desde seus primórdios influenciada pelo Rio de Janeiro, de onde vinham marinheiros para prestar serviços na Marinha de Ladário.

Túnel do tempo

O Carnaval Cultural foi criado pela prefeitura para rememorar uma festa que se concentrava nos clubes até a criação da primeira escola de samba da cidade, em 1946. O evento, realizado na Avenida General Rondon, proporciona aos corumbaenses e turistas uma volta a um passado que ainda preserva os cordões carnavalescos, que surgiram no Brasil no final do século XIX, e as bandas de sopro, e incrementa novos elementos, como o bloco de frevo.

O último dia de carnaval começa às 20h, na passarela do samba, por onde passaram escolas de samba e blocos. Os bonecões, inspirados em personagens da cidade, fazem o abre-las com a Corte de Momo. Na sequência, sai o corso, que surgiu antes mesmo dos automóveis e era composto por carros puxados a cavalo, muito difundido no Rio de Janeiro no início do século XX. A próxima atração será o desfile de fuscas, que reúne dezenas de modelos originários.

Em busca do tricampeonato, a escola de samba A Pesada levou alegria e vibração à passarela do samba

A segunda etapa do evento tem a apresentação das alas das pastoras e dos marinheiros, entrando em seguida na avenida o alegre Bloco de Frevo, composto por dançarinos e alunos das escolas de dança da cidade. Uma das principais atrações é o desfile dos cordões carnavalescos, alguns fundados há 70 anos. O nome deriva de um grupo de pessoas desfilando em fila pelas ruas, ao som de um apito. O evento finaliza com o Bloco dos Palhaços.

Volta triunfante

Com o apoio do Governo do Estado, o retorno do carnaval em Corumbá, após dois anos suspenso devido a pandemia do coronavírus, foi um sucesso, com público médio de 15 mil pessoas por noite no circuito do samba. A maior concentração ocorreu no dia 20, com o show do cantor Tatau (ex-vocalista do grupo Araketu), na Praça Generoso Ponce, reunindo 20 mil pessoas. Esse público deve se repetir com o show da banda Chiclete com Banana, neste domingo.

No sábado, desfilou na Avenida General Rondon o segundo grupo das escolas de samba, com uma surpresa: o renascimento da agremiação Major Gama, campeã em 2007 e com apresentações fracas nos anos subsequentes (foi última colocada no carnaval e 2019). Com o enredo “Com as bênçãos da Pomba da Paz, a Major Gama exalta as Marias da História da Vida”, a escola foi compacta na avenida, com destaque para as fantasias e carros alegóricos.

Uma das favoritas ao título, a bicampeã A Pesada foi uma das escolas mais vibrantes e empolgou o público com o enredo “Em uma história de amor, nem tudo que reluz é ouro”, inovando com um desfile dividido em quatro atos e mesclando samba e forró. Outra escola com vários títulos, a Unidos da Vila Mamona fez uma apresentação discreta e pouco criativa. Desfilaram ainda no sábado as escolas Marquês de Sapucaí e Imperatriz Corumbaense.

Portal do MS/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens