Quinta-Feira 28/03/2024 13:39

UEMS recebe matrícula de convocados na 1° chamada do Sisu e vestibular até amanhã

Estado - Educação - Matrículas

Foto: Chico Ribeiro

Até dia 8 de março, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) recebe os candidatos convocados aprovados nos processos seletivos Sisu e Vestibular, convocados na 1ª chamada, nos sistemas de concorrências de vagas gerais, negros/pardos, indígenas e residentes do Mato Grosso do Sul, para efetuarem matrícula nos cursos de graduação, na modalidade presencial.

Matrículas

Nos dois casos a matrícula pode ser de forma presencial ou remota.

Ao optar pela matrícula de forma presencial, o candidato deverá se dirigir a Coordenadoria do Curso para o qual foi convocado (endereço constante no Edital), no horário das 12 às 18 horas. Se optar pela matrícula remota, os documentos listados no Edital deverão ser enviados para o e-mail da coordenação do curso que foi convocado (endereços de e-mail constante no edital). Na opção presencial, os documentos serão conferidos no ato da matrícula. Estando a documentação de acordo com as exigências, a matrícula será efetuada.

Na opção de matrícula remota, a Coordenadoria do Curso, após conferir o Formulário de Requerimento de Matrícula Inicial 2022 com a documentação encaminhada, responderá via e-mail em até dois (2) dias, acerca do deferimento ou não da matrícula.

Documentos

A relação de documentos para matrícula estão nos Editais de cada processo seletivo. Entre os documentos exigidos estão o CPF, RG, Título de Eleitor (facultativo para menores de 18 anos), Certificação de quitação eleitoral, Documento militar (obrigatório para maiores de 18 anos, do sexo masculino, mas facultativo aos indígenas), uma foto 3x4 e comprovante de Vacinação contra a COVID 19.

Além da relação citada acima, o candidato deve apresentar mais documentos, de acordo com o sistema de concorrência que se inscreveu.

Candidatos à Vagas Gerais: Cópia legível do histórico escolar do Ensino Médio (Escola Pública ou Privada), em qualquer modalidade ou diploma de ensino superior registrado pelo órgão competente.
Candidatos Indígenas: Certidão de Nascimento Indígena (RANI) ou Certidão de Casamento (RACI) ou certidão de Registro Civil de Nascimento com identificação étnica ou carteira de Identidade (RG) com identificação étnica ou autodeclaração conforme modelo da UEMS (Modelo no Edital); Cópia legível do histórico escolar do Ensino Médio ou curso equivalente, integralmente em Escola Pública, em qualquer modalidade.
Candidatos Negros: Cópia legível do histórico escolar do Ensino Médio ou curso equivalente, integralmente em Escola Pública; Autodeclaração de pessoa negra de cor preta ou parda, conforme modelo da UEMS (Modelo do Edital).
Candidatos Residentes em MS: Cópia legível do histórico escolar do Ensino Médio (Escola Pública ou Privada), em qualquer modalidade ou diploma de ensino superior registrado pelo órgão competente; Cópia legível de um dos documentos listados que comprovem “residência por, no mínimo, 10 anos ininterruptos, em qualquer dos municípios do Estado, em período imediatamente anterior à inscrição no processo seletivo”. (Relação de documentos no Edital)

Banca Fenotípica

As Bancas de Avaliação Fenotípica acontecem em datas diferentes para aprovados no Sisu e no Vestibular. Em ambos os processos, o candidato recebe por e-mail o link e horário para acesso a sala virtual para participar da Banca.

O resultado das bancas será publicado no portal da UEMS (http://www.uems.br/ingresso), em datas diferentes:

Resultado da Banca de Avaliação Fenotípica de aprovados no Vestibular UEMS 2022 – 24/02/2022
Resultado da Banca de Avaliação Fenotípica de aprovados no Sisu UEMS 2022 – 26/06/2022

Em caso de indeferimento, o candidato poderá recorrer da decisão com pedido de reconsideração do parecer desfavorável à validação da condição étnico-racial afirmada em sua autodeclaração enviando o Formulário de Solicitação de Recursos (que está no Edital) ao e-mail: dind@uems.br.

Lista de Espera

Após o período de matrícula dos convocados, a UEMS fará uma verificação das vagas remanescentes, para uma possível Segunda Chamada.

No processo seletivo do Vestibular, todos os candidatos aprovados listados na classificação final, já estão na lista de espera. A chamada é por ordem classificatória para cada curso, conforme a modalidade de ingresso escolhida. 

Para participar da lista de espera do Sisu, o candidato não convocado na primeira chamada precisa manifestar seu interesse em um dos dois cursos aos quais se inscreveu, lá no portal do programa (https://sisu.mec.gov.br). Essa inscrição na lista de espera deve ser feita até dia 8 de março.

O candidato que foi aprovado em um dos dois cursos não pode recorrer à lista de espera. O resultado desta seleção deve ser divulgado em 10 de março.

Início das aulas

A UEMS retoma as aulas presenciais em 2022, depois do período de restrições ocasionado pela pandemia.

As aulas presenciais para veteranos e calouros começam no dia 07 de março em todas as unidades da UEMS e para todos os cursos, exceto o curso de Medicina, em Campo Grande, que iniciará as aulas em 30/05/2022.

Quaisquer dúvidas e informações suplementares sobre os processos seletivos da UEMS em 2022, poderão ser respondidas pela Coordenadoria do Curso de Graduação do curso escolhido, pela Divisão de Ingresso Discente (dind@uems.br) ou pela Diretoria de Registro Acadêmico (dra@uems.br).

Portal do MS/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 4,955
Euro 5,380
Franco suíço 5,606
Yuan 0,689
Iene 0,033
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens