Quinta-Feira 25/04/2024 12:57

Conflito entre Rússia e Ucrânia: qual a posição do Brasil

Mundo - Brasil - Política - Guerra

Os presidentes do Brasil, Jair Bolsonaro, e da Rússia, Vladimir Putin, encontraram-se no Kremlin, em Moscou, no dia 16 de fevereiro de 2022 — Foto: Alan Santos/PR

A invasão russa à Ucrânia na madrugada desta quinta-feira (24) gerou reações de diferentes atores da comunidade internacional.

No Brasil, o presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda não comentou sobre o conflito. Já o Ministério das Relações Exteriores pediu nesta quinta-feira (24) a suspensão imediata das "hostilidades" da Rússia à Ucrânia, enquanto o vice-presidente Hamilton Mourão afirmou que o Brasil não concorda com a invasão.

Bolsonaro

O presidente esteve em São José do Rio Preto (SP) na manhã desta quinta-feira (24), para uma inauguração de um complexo viário na BR-153. Na ocasião, ele discursou por 20 minutos, mas não fez nenhuma menção à invasão da Ucrânia pela Rússia.

Antes de embarcar para São Paulo, Bolsonaro conversou ainda com apoiadores na frente do Palácio da Alvorada, mas também não citou o conflito no Leste Europeu.

O presidente fez uma viagem oficial à Rússia, na semana passada. Ao lado do presidente Vladimir Putin, Bolsonaro disse que é solidário à Rússia, sem especificar sobre o que se referia essa solidariedade. A declaração do presidente criou um desgaste para a diplomacia brasileira, em especial com os Estados Unidos.

Após a declaração, Bolsonaro afirmou que não tomou partido "de ninguém" ao se solidarizar com a Rússia.

Mourão disse que 'Brasil não está neutro'

Enquanto Bolsonaro não se pronuncia, o vice-presidente Hamilton Mourão afirmou nesta quinta-feira (24) que o Brasil não concorda com a invasão da Ucrânia pela Rússia.

“O Brasil não está neutro. O Brasil deixou muito claro que ele respeita a soberania da Ucrânia. Então, o Brasil não concorda com uma invasão do território ucraniano. Isso é uma realidade”, afirmou Mourão na chegada ao Palácio do Planalto.

O que pensa a diplomacia brasileira

Já a diplomacia brasileira pediu a suspensão imediata das "hostilidades" da Rússia à Ucrânia, em comunicado divulgado na manhã desta quinta-feira (24) pelo Ministério das Relações Exteriores. Foi a primeira manifestação oficial do governo brasileiro após a invasão russa.

"O Governo brasileiro acompanha com grave preocupação a deflagração de operações militares pela Federação da Rússia contra alvos no território da Ucrânia. O Brasil apela à suspensão imediata das hostilidades e ao início de negociações conducentes a uma solução diplomática para a questão, com base nos Acordos de Minsk e que leve em conta os legítimos interesses de segurança de todas as partes envolvidas e a proteção da população civil", diz a nota do Itamaraty.

Diplomatas ouvidos pelo blog da Andréia Sadi afirmam que temem "reações ideológicas do presidente" e defendem que Bolsonaro não se envolva na questão e deixe o ministro Carlos França, chefe do Itamaraty, conduzir as reações oficiais.

"França, apesar de criticado por alguns setores por ter uma reação discreta à crise, é visto como uma figura “pragmática” por fontes do Itamaraty ouvidas pelo blog - e que, até aqui, está “pilotando” as reações brasileiras", afirma o blog.

Equipe econômica

Os integrantes da equipe econômica do governo, por sua vez, avaliam que o Brasil terá de buscar soluções internas para lidar com as altas do dólar e do preço do petróleo, em função do conflito, diz o blog do Valdo Cruz.

Para assessores presidenciais, o Brasil estava vivendo um momento positivo na atração de capital estrangeiro em aplicações na Bolsa de Valores e no mercado financeiro, fazendo o dólar se desvalorizar e, com isso, compensar a alta do petróleo nas últimas semanas.

Agora, porém, os preços tendem a subir e podem pressionar ainda mais a inflação no país. E o cenário pode ficar ainda mais grave se o conflito se acirrar, em vez de ser encontrada uma solução negociada.

Um assessor disse ao blog que a piora no cenário internacional mostra "a importância de focarmos no que está ao nosso alcance: consolidação fiscal e reformas pró-mercado".

G1/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens