Quinta-Feira 25/04/2024 05:47

Governo de MS apresenta programa para expandir práticas esportivas em aldeias indígenas

Estado - Ações Públicas - Evento

Fotos: Bruno Rezende/Governo MS

 

Representantes de comunidades indígenas de Mato Grosso do Sul participaram, nesta terça-feira (22), de uma consulta pública organizada pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) e pela Secic (Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura), com o objetivo de discutir a ampliação de atividades esportivas e de lazer nas aldeias. O evento foi realizado no Museu das Culturas Dom Bosco, no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande.

As propostas apresentadas integram o programa "Povos Indígenas: Esportes, Lazer e Cidadania", que contempla a publicação de um edital de chamamento público para a contratação de profissionais de educação física e agentes de esporte para todas as aldeias do estado, além da distribuição de kits de material desportivo com itens solicitados por cada comunidade.

O diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda, destaca que o programa objetiva aumentar o acesso às práticas esportivas, abrangendo pessoas de todas as idades nas aldeias, de forma organizada e sistematizada. “Nestes sete anos o Governo do Estado sempre teve um olhar muito especial para essa população. Todos os programas da Fundesporte privilegiam e contemplam os povos indígenas, porém precisamos de uma atuação mais específica. Agora, vamos aplicar um programa nas aldeias que use o esporte como um instrumento de transformação social”.

No encontro, os representantes indígenas tiveram a oportunidade de discutir o que foi exposto pelo Governo, além de apresentar críticas, sugestões e novos pontos de vista, de forma que o edital publicado atenda, de fato, aos anseios dos povos originários no segmento esportivo. “É muito importante que o Governo do estado ouça essa parcela da população, uma vez que não faz sentido a realização de um projeto que não a atenda”, declara o secretário de Estado de Cidadania e Cultura, João César Mattogrosso. “Com essa conversa, vamos conseguir entregar um produto final que será adequadamente utilizado pelas comunidades”.

O encontro reuniu caciques das oito etnias indígenas presentes em Mato Grosso do Sul: Atikum, Guarani Kaiowá, Guarani Ñandeva, Guató, Kadiwéu, Kinikinau, Ofaié e Terena, de 29 municípios. “O estado inteiro está aqui, temos representantes de várias etnias. Essa união foi essencial, fazendo com que fossem apresentados os pontos de todos”, relata a cacique Ana Batista, da aldeia Tereré, em Sidrolândia. “O governador está de parabéns, assim como toda a equipe da Fundesporte e da secretaria”, conclui.

Resgate dos Jogos Indígenas

O resgate dos Jogos Indígenas de Mato Grosso do Sul, proposto pela Fundesporte, também foi aprovado por unanimidade pelos representantes. A competição será realizada ainda neste ano, no segundo semestre. A previsão é que tenha como sede o Parque das Nações Indígenas, na capital, e envolva também apresentações artísticas e culturais.

“Nosso objetivo desde o início da gestão foi fortalecer a prática esportiva dentro das comunidades indígenas. Isso fica claro quando vemos que, das 17 escolas indígenas do estado, 12 fazem parte do Programa MS Desporto Escolar (Prodesc) A partir de 2019, começamos a pensar na organização de competições. Infelizmente, por conta da pandemia de Covid-19, nossos planos foram atrasados, sendo retomados no momento”, pontua o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda.

Participaram também da consulta pública o secretário-adjunto da Secic, Eduardo Romero; os subsecretários de Políticas Públicas, Fernando Souza (População Indígena), Luciana Azambuja (Políticas Públicas para Mulheres) e Ian Leal (Juventude). Da Fundesporte, o diretor-executivo Silvio Lobo Filho e a gerente-geral de Planejamento, Fabiane Macedo.

Portal do MS/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens