Quinta-Feira 28/03/2024 18:11

Novo Ensino Médio e recomposição da aprendizagem são temas de seminário da educação

Estado - Economia - Novo Ensino Médio

Fotos: Juarez Júnior, Renata Novaes e Hugo Leonardo

 

A Secretaria de Estado de Educação (SED), por intermédio da Superintendência de Administração das Regionais (SUARE), realizou, entre os dias 24 a 27 janeiro, em Campo Grande, o II Seminário Estadual intitulado “Tecendo a Educação do Amanhã”, promovido pela Secretaria de Estado de Educação (SED), através da Superintendência de Administração das Regionais.

O evento reuniu durante quatro dias os diretores das 348 unidades escolares de Mato Grosso do Sul da Rede Estadual de Ensino (REE), juntamente com representantes das 12 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), onde os novos diretores tiveram oportunidade de conhecer o organograma do órgão central, apresentando setores e responsáveis da equipe SED.

“Este evento com novos diretores, que passaram por processo seletivo e já fazendo gestão, estava programado desde início da pandemia e, somente tivemos oportunidade de realizar o seminário neste momento, respeitando protocolos de biossegurança”, relata secretária de Estado de Educação Cecilia Motta, no primeiro dia de seminário.

Na oportunidade, Cecilia Motta apresentou um diagnóstico do cenário na Rede Estadual de Ensino, “buscar cada um dos estudantes é um papel preponderante, neste momento, de cada gestor, a responsabilidade de equidade, inclusão e qualidade está na mão de cada um dos diretores da Rede Estadual de Ensino e este momento (seminário) de discussão, análise e troca de experiência, é imprescindível para buscar cada vez mais a excelência na qualidade de ensino em Mato Grosso do Sul”, enfatiza.

Palestra

Os diretores escolares e coordenadores das CREs tiveram oportunidade de assistir palestra com mestre em educação pela PUC-PR e doutorando, Carlos Eduardo Sanches sobre “Gestão Escolar e os Direitos dos Estudantes”. Além de palestra com professor universitário Luciano Roberto Rocha, intitulada: As avaliações e o direito de aprender dos Estudantes.

Formação

De terça a quinta feira, os diretores e coordenadores tiveram formações em dois locais, respeitando os protocolos de biossegurança, na Escola Estadual Emigdyo Campos Vidal estiveram os diretores e adjuntos jurisdicionados na CRE capital, metropolitana e CRE de Dourados.  Já os outros diretores do interior receberam formação na Escola Estadual Lúcia Martins Coelho, ambas unidades, os gestores estiveram divididos em 10 salas para os estudos, onde o enfoque foi o Novo Ensino Médio e Recomposição da Aprendizagem, além da oportunidade dos diretores de troca de experiências e tirar dúvidas com os técnicos, coordenadores e superintendentes do órgão central da SED.

Entre os 348 gestores que participaram do II Seminário Estadual - “Tecendo a Educação do Amanhã”, está a diretora Marisa Pereira dos Santos, da Escola Estadual Antônia Silveira Capilé, uma das integrantes do programa “Escola da Autoria” de Dourados. Formada em Letras, Línguas Portuguesa e Inglesa e respectivas Literaturas, Marisa está no magistério desde 1996, servidora efetiva da Secretaria de Estado de Educação desde 2000, está na direção escolar desde 2008.

“Nesse momento único que estamos vivenciando de grandes mudanças na nossa educação, no que tange ao Novo Ensino Médio, ao Ensino em Tempo Integral e principalmente: à Recomposição das Aprendizagens proposta pela SED com o propósito de, juntamente com as escolas, desenvolver ações que visem reconstituir lacunas e defasagens de habilidades não desenvolvidas por nossos estudantes devido aos impactos da Pandemia da Covid 19 na educação. Fazer parte desse momento de estudo e poder ajudar nossos estudantes a prosseguirem em seus estudos, e na realização de seus projetos de vida, é transformador para nós educadores”, finaliza gestora.

Com 23 anos de magistério e 18 anos como servidora pública efetiva na Secretaria de Estado de Educação, a bióloga e gestora da Escola Estadual Manoel Ferreira de Lima, Silvana de Pádua Perosa fala da importância do encontro, “ o seminário é a oportunidade de receber orientações e troca de ideias para melhorar e redirecionar nossas práticas na escola. Nosso desafio é alinhar a equipe para mudar "o fazer pedagógico", convencer e despertar o aluno de sua importância nesse processo”, finaliza gestora de Maracaju.

“O seminário, através de palestras e estudos, proporciona a nós gestores escolares, juntamente com os gestores da SED, a compreensão dos efeitos da pandemia sobre a aprendizagem dos nossos estudantes e definição de estratégias comuns para esse entretenimento, através da recomposição da aprendizagem, sem prejuízo do ano letivo vigente”, relata Paulo Castaldeli, 26 anos de magistério (Filosofia), 22 anos como servidor público estadual efetivo na SED e 14 anos como gestor escolar, atualmente direciona Escola da Autoria Amélio Carvalho Baís, localizada na região do bairro Coophatrabalho, em Campo Grande.

Portal do MS/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 4,955
Euro 5,380
Franco suíço 5,606
Yuan 0,689
Iene 0,033
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens