Terça-Feira 24/05/2022 08:49

Perdas na safra de soja chegam a 1 milhão de toneladas em MS

Estado - Economia - Soja

Foto: Dourados News​

A estiagem provocou perdas de pelo menos 1 milhão de toneladas de grãos na safra de soja 2021/2022 em Mato Grosso do Sul. A estimativa é da Aprosoja-MS e o Sistema Siga da Famasul, que fecharam esta semana um novo relatório sobre as condições das lavouras de soja. Os dados apontam que, apesar da área ficar em 3,7 milhões de hectares, a produção total da soja será de apenas 11,4 milhões de toneladas. A média de rendimento estimada que era de 56 sacas por hectare caiu para 50 sacas por hectare. Para o secretário de Meio Ambiente, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck a situação é extremamente preocupante.

“MS passou por problemas hídricos severos e até por isso deu-se a decretação de emergências nos municípios, diante da irregularidade de chuvas. Esta semana fizemos nova avaliação junto com Aprosoja-MS e os resultados foram preocupantes. Sabemos que há anos a produção de soja vem expandindo. A estimativa inicial com estes 3,7 milhões de hectares plantados considerando 56 sacas por hectares representaria 12,7 milhões e toneladas de grãos.

Na primeira avaliação o volume caiu para 12 milhões de toneladas com recuo de 700 mil toneladas. Mas na última semana tivemos uma piora significativa das condições da soja, inclusive com a ampliação além daquelas áreas mais críticas da região sul do Estado” salientou lembrando que recentemente ele esteve com a ministra Tereza o secretário Riedel e o presidente da Famasul Marcelo Bertoni, no município de Naviraí.

Agora com o último levantamento Verruck afirma que houve uma ampliação de áreas com piora de condições da safra. “Isso não é uma notícia muito boa. Estamos avaliando uma condição fundamental. Hoje em MS, dos 3,7 milhões temos 31% da área ou mais de 1 milhão de hectares em condições ruins; 36% em condição regular e boa 33%. Então hoje 67% da produção da soja de MS está regular e ruim o que nos preocupa. O cenário não e positivo e a tendência é que este ruim e regular ainda pode culminar numa redução adicional de safra”, argumentou.

Neste momento, o Estado estima uma produtividade média de 50 sacas por hectare. “Neste ano a estimativa já tinha caído em relação a 2021 para 56 sacas diante de 62 do ano passado. Então mostra que houve uma retração significativa em relação ao ano passado em relação a media. Com isso s safra total deve render apenas 11,464 milhões. Neste momento mais de 1 milhão de toneladas de perdas efetivas”, salientou.

Medidas de ajuda

Secretário reforçou as ações de ajuda do Governo do Estado aos produtores rurais neste momento de dificuldades
“Nossa primeira atitude foi o decreto de emergência. Esse decreto tem permitido aos produtores rurais já entrarem com pedido de seguro. Hoje no Banco do Brasil e outras seguradoras já temos mais de 1.200 apólices sendo executadas pedindo seguro agrícola que foram afetados diretamente. Acho que este é um importante ponto. Todos os produtores que não são cobertos pelo seguro agrícola podem solicitar a prorrogação das suas parcelas. Mas durante esta semana já elaboramos um documento junto com a Famasul e a Semagro com participação dos sindicatos rurais solicitando medidas adicionais de ajuda”, relembrou.

Além disso Verruck salientou o empenho da ministra Tereza Cristina junto ao Ministério da Economia para garantir ajuda ao setor produtivo neste momento de crise climática.

“O ministério da Agricultura depende do Ministério da Economia para tomar ações de prorrogação automática dos financiamentos. Então neste momento o Mapa está fechando documento para ajuda adicional os produtores, além das previstas no âmbito das seguradoras. Então isso e um movimento importante nas próximas semanas a ministra deve estar anunciando as ações de ajuda aos estados do Rio Grande do sul, Santa Catarina, Paraná e MS que foram muito afetados pela estiagem. Devemos contar com medidas emergenciais de apoio.

Não podemos esquecer que estamos falando da cultura da soja. A nossa principal cultura. Mas temos impacto ainda nas pastagens no Pantanal, na agricultura familiar na produção de leite. Mas a preocupação e com toda atividade econômica de MS”, destacou. Isso deve representar milhões de dólares de perdas efetivas de valor econômico. “Por isso vamos continuar acompanhando”, adiantou.

Verruck ainda alertou aos municípios para que façam o cadastro na Defesa Civil para que possam ter apoio dos órgãos federais em relação a estiagem em MS.

Dourados News/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários

Tempo / Clima

Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens