Terça-Feira 24/05/2022 08:34

MS é o 5º no ranking dos estados com maior oferta de serviços digitais

Estado - Tecnologia - MS Digital

Foto: Portal do MS

Estado dispõe de mais de 80 serviços que podem ser acessados por meio de dispositivos digitais. O aplicativo MS DIGITAL é utilizado por 60 mil pessoas em busca de informações sobre as diversas áreas do governo

Mato Grosso do Sul está entre os estados com maior oferta de serviços digitais. Segundo o Coordenador da Superintendência de Gestão da Informação (SGI), Sandro Chacha, a pandemia fez acelerar os projetos de automação dos serviços à população, mas desde 2019 o Governo do Estado já estava executando um plano de digitalização no âmbito da política de desburocratização. De acordo com o governador Reinaldo Azambuja, a agenda digital está entre as prioridades no plano plurianual de investimentos e ações estratégicas do Estado.

Em ofício encaminhado à SGI, a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP) destaca o “alto desempenho do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul no Índice de Oferta de Serviços Digitais Públicos” em 2021. Entre os estados melhor ranqueados, MS é o 5º no índice de crescimento da oferta de serviços na comparação dos anos de 2020 e 2021. “O desempenho é fruto da ação estratégica do Governo e do trabalho da SGI e seus clientes em um esforço conjunto para assegurar a disponibilização de serviços digitais à população”, destaca o coordenador da SGI.

Hoje o Estado dispõe de mais de 80 serviços que podem ser acessados por meio de dispositivos digitais. O aplicativo MS DIGITAL é utilizado por 60 mil pessoas para busca de informações sobre as diversas áreas do governo. Cerca de 27 mil pessoas acessam os serviços digitais por dia.

A servidora Patrícia Gatts, do Setor de Informações e Tecnologia da Secretaria de Educação (SED), destaca que os benefícios do “governo digital” vão da agilidade no atendimento à população, com a desburocratização dos serviços até então analógicos, à economia de custos, com a supressão de materiais de comunicação e papelaria. A contratação de professor, processo que levaria dias, hoje se dá em questão de horas, destaca a servidora. “Conseguimos realizar até quatro tarefas ao mesmo tempo, incluindo processos de contratação”, diz.

A área de educação foi uma das que mais implementaram serviços digitais. O superintendente de Tecnologia da SED, Paulo Rodrigues, cita, entre os exemplos de praticidade e economicidade, a elaboração do cardápio da merenda nas escolas da Rede Estadual de Ensino. Todas as etapas do processo de formulação nutricional, elaboração do cardápio, compra e distribuição dos ingredientes e oferta da alimentação escolar são administradas por meio de um software.

Antes da digitalização, todo trabalho exigia a mobilização de vários servidores e diversos suportes estruturais. A automação reduziu custos e tempo. Sem as dificuldades operacionais, a qualidade da merenda também melhorou. Hoje são 205 mil estudantes matriculados em 347 escolas da Rede Estadual de Ensino (58 na área rural).

“Todos os procedimentos, incluindo a pesquisa de preços de produtos, são feitos em plataformas digitais”, observa o superintendente de Tecnologia da SED, destacando que outro ganho é o acesso, gratuito, à carteira de estudante.

A expectativa do governo é de tornar os serviços públicos 100% digital. “A transformação digital no setor público reduz a burocracia, aumenta a transparência e otimiza o atendimento à população”, ressalta o governador Reinaldo Azambuja.

Os avanços na automação dos serviços públicos foram destacados em reportagem da Rede Educativa. As imagens mostram as salas que no passado estavam entupidas de arquivos, pastas e papeis. Hoje as salas estão limpas, nas mesas, apenas a tela do computador e o teclado. “Nossa rotina se tornou muito mais produtiva”, afirma Patricia Gatts.

De acordo com a SGI, a ideia é eliminar a médio prazo a utilização de papel, com ganhos na agilidade e redução dos gastos com o custeio administrativo.

A perspectiva é de até o fim de 2022 assegurar acesso em formato digital a todos os serviços públicos. Os recursos para a digitalização são do Projeto de Modernização da Gestão Fiscal, alocados junto ao BID (Banco Internacional de Desenvolvimento).

A agenda digital fortalece a política de desburocratização que alcança todos os setores do governo. “A modernização do Estado vem sendo adotada na interface de todos as áreas do governo, com investimentos em tecnologia e adesão aos serviços digitais para, além de gerar economia, reduzir a burocracia e dar mais agilidade aos serviços públicos à população. O governo vai continuar fazendo reformas que visem a eficiência e nossa meta é tornar MS o Estado inovador e mais digital do país”, diz o governador Reinaldo Azambuja. “Investimentos em tecnologia, inovação e serviços digitais ajudam também no crescimento econômico, ampliam as oportunidades”, conclui

Eis alguns dos principais serviços disponibilizados pelo Governo do Estado na versão digital:

Carteira de Vacinação, Carteira do SUS, Carteira Funcional dos Servidores Estaduais, Carteira de Pescador Amador, Carteira Estudantil, Detran Mobile (consulta de multa e débitos de veículo, CNH Digital), denúncia ao Procon, BO Online, e-OUV, Matricula Digital, GuiAgems, Alerta de desastres por SMS, Resenha Virtual, Mira – Aplicativo de presença escolar, Jucems Digital, Newsletter e Rodovia Viva PMR MS.

Portal do MS/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários

Tempo / Clima

Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens