Terça-Feira 24/05/2022 08:03

Com apoio do Governo MS, trade turístico estabelece metas para fortalecer setor nos próximos anos

Estado - Turismo - Estratégias

Foto:Portal do Ms

Após apresentação das metas e propostas de reestruturação da Instância de Governança Regional Pantanal-Bonito (IGR), o Bonito Convention & Visitors Bureau (BCVB) prioriza agora o trabalho de adesão dos municípios e empresários integrantes da rota para formar o novo Conselho Consultivo. A partir daí, serão estabelecidas as ações estratégicas para os próximos anos, com o apoio da Fundação de Turismo de MS (Fundtur).

O Bonito CVB assumiu, em novembro de 2021, a coordenação executiva da IGR, tendo como meta o fortalecimento do turismo na região, que abrange 13 municípios (Bonito, Bodoquena, Jardim, Miranda, Porto Murtinho, Aquidauana, Anastácio, Ladário, Corumbá, Nioaque, Bela Vista, Caracol e Guia Lopes da Laguna). Bonito foi o primeiro município a aderir.

A participação dos municípios e do trade é fundamental para criar o conselho e formação de um fundo financeiro, com o qual a rota terá recursos para implementar as ações, como participação em feiras para promoção dos destinos e capacitação e treinamento de agentes operadores. O fundo será formado com cotas anuais dos municípios, entre R$ 10 mil e R$ 25 mil, conforme a classificação no Mapa Turístico, além do aporte financeiro do Governo do Estado.

Presença do trade

O fortalecimento da rota Bonito-Pantanal tem várias vertentes e uma delas é a participação da iniciativa privada. Os empresários também podem se associar à IGR (hoje são mais de 50 membros) e essa adesão foi cobrada pelo diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS, Bruno Wendling, em recente live promovida pelo Bonito CVB com os municípios para apresentar a proposta de reestruturação da IGR.

“Essa construção coletiva para desenvolver ainda mais a rota tem que ter uma maior participação do empresariado”, citou Wendling. “Não há outra saída, temos que trabalhar a governança, que agora ganha outro patamar com a gestão do BCVB, e uma das metas é ampliar a participação do setor privado, com atribuições futuras de assumir a IGR.”

O diretor-presidente da Fundtur aproveitou a live para reafirmar o compromisso do Governo do Estado de apoiar as iniciativas, tanto técnica como financeira, para implementar e melhorar o posicionamento da rota nos centros emissores, que representam 8 milhões de pessoas. “Temos o melhor destino disparado de ecoturismo do Brasil, que precisa ser melhor trabalhado quanto a sua promoção”, ponderou.

Para Bruno Wendling, a gestão do Bonito CVB fortalece a governança e dá um passo importante para a profissionalização do gerenciamento da rota Pantanal-Bonito, focando em um único destino. Ele considera um desafio, mas observa que “o mercado quer consumir dessa forma”. O turismólogo destacou o Bonito CVB como “uma das organizações mais representativas e atuantes no Estado”.

Mais competitivos

Presidente do Bonito CVB, o empresário Rodrigo Coinete é um entusiasta com a reformulação da Instância de Governança Regional a partir do novo desafio da entidade. "Nós, do Bonito CVB, sempre acreditamos na integração da Rota Pantanal-Bonito. Temos certeza que com planejamento e ações integradas iremos fortalecer muito o turismo da região. Iremos trabalhar com muita responsabilidade e assegurar que haja uma gestão participativa", garantiu.

Coinete adiantou que o foco da nova gestão dentro do planejamento estratégico, além da reestruturação da IGR, será a captação de eventos e promoção dos destinos, ações estas alinhadas com os cenários produzidos pelo Observatório do Turismo. “Toda tomada de decisão será baseada em dados”, citou. Para ele, o grande desafio será inserir a rota no mercado internacional, trabalhando com os destinos indutores.

Ao apostar no fortalecimento da rota, o empresário lembra que desde 2009 a Capital do Ecoturismo trabalha de forma integrada com Foz do Iguaçu, uma iniciativa de grande sucesso. “Trabalhar a rota integrada a médio e longo prazos nos tornará mais competitivos, temos uma oportunidade de ouro para alavancar a região, nesse período de retomada do turismo, sempre contando com a parceria do Governo do Estado e da Fundação de Turismo”, completou Rodrigo Coinete.

Sobre

O objetivo da IGR é unir o poder público, entidades e membros da sociedade civil para tratar das políticas que irão fomentar e promover o turismo na região, de forma sustentável. As IGRs são fundamentais para a implementação de estratégias em nível regional para a descentralização da política pública estadual. E importante também pela continuidade das políticas públicas do Estado, sem que haja interrupção a cada ciclo de gestão pública.

Portal do MS/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários

Tempo / Clima

Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens