Terça-Feira 24/05/2022 09:03

Debate inédito sobre infraestrutura tem a moderação da consultora legislativa de MS

Estado - Investimento - Infraestrutura

Fotos: Karla Tatiane e Cleidiomar Barbosa (Agems)

 

“Investimentos em infraestrutura e os novos desafios regulatórios”, esta foi a temática da primeira palestra, do Painel 1, do seminário “O papel da regulação no desenvolvimento de Mato Grosso do Sul” promovido pela Agems (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul), em parceria com o Projeto Pauta 3, e que contou na tarde desta quarta-feira (08), com a participação de aproximadamente 100 pessoas entre profissionais de regulação, estudiosos, concessionários e especialistas em diversos temas.

O tema foi abordado pelo vice-presidente da Sociedade Brasileira de Direito Público (SBDP) e professor doutor em Direito Administrativo da Faculdade de Direito da PUC/SP, Jacintho Silveira Dias de Arruda Câmara, tendo como moderadora a consultora legislativa e conselheira do Conselho de Orientação da Agems, Ana Carolina Ali Garcia.

Em linhas gerais, Jacintho Silveira abordou cinco pontos importantes sobre o tema: segurança e estabilidade jurídica, qualidade regulatória, participação social, necessidade da revisão de estoque de normas e o equilíbrio das decisões com razoabilidade.

“É necessário que tenha uma perspectiva de retorno, é fundamental que se crie um ambiente de estabilidade jurídica para resolver questões que surgiram ao longo do período [da regulação]. Sem esta base jurídica, regulamentação confiável, é pouco provável que o investidor privado venha aderir, pois, investidores que prezam por governança privada não estão dispostos em assumir riscos”, afirmou.

Ele ainda acrescentou: “Para a atração de investimentos, é preciso que as decisões sejam tomadas em cima de critérios racionais, e perceber as questões de custo versus benefícios é fundamental para um estudo regulatório de qualidade”, frisou.

Em sua participação, a também procuradora do Estado, Ana Ali, reforçou as ponderações elencadas pelo convidado e iniciou o momento de debate questionando o “por quê das barreiras para os avanços na área” - exemplificando com temas de sucesso como os vários marcos regulatórios (citando o da ferrovia e o do saneamento básico, entre outros).

Ela ainda tratou de outras perguntas feitas pelo público e parabenizou pela “serenidade e clareza nas quais o convidado conseguiu tratar de temas tão complexos, reunindo ferramentas para que se possa superar os desafios da área em questão”, finalizou.

A segunda palestra aconteceu com Renata Dantas, advogada e Investment Officer da Internacional Finance Corporation – IFC, do Grupo Banco Mundial, tendo como moderadora Eliane Detoni, secretária Especial de Parcerias Estratégicas de MS e também conselheira do Conselho de Orientação da Agems.

Na abertura, o evento contou com a composição de mesa de Clélio Chiesa, curador do Projeto Pauta 3; Carlos Eduardo Girão de Arruda, controlador-geral do Estado; Carlos Alberto de Assis, diretor-presidente da Agems; Eliane Detoni Rocha, secretária Especial de Parcerias Estratégicas de MS, além de Ana Ali.

Também prestigiaram o seminário, o procurador-Geral Adjunto do Estado do Contencioso, Márcio André Batista de Arruda; o diretor-presidente da Sanesul, Walter Carneiro Junior; a diretora-presidente da Agehab, Maria do Carmo Avezani; o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Campo Grande, Luis Eduardo Costa, entre outras autoridades.

O evento está sendo realizado no hotel Deville Prime e nesta quinta-feira (09) a programação segue com as seguintes apresentações:

Painel 2: Fontes Renováveis e a modernização do setor elétrico

Convidados
* Gentil Nogueira de Sa Junior: Superintendente de Fiscalização dos Serviços de Geração Aneel e diretor da Aneel.
* Marcelo Vinhaes Monteiro: Diretor-presidente da Energisa MS.
* Carlos Alberto de Assis: diretor-presidente da Agems.
* Jaime Verruck: Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar de MS .

Moderador
* Valter Almeida da Silva: Diretor de Gás e Energia da Agems

Portal do MS/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários

Tempo / Clima

Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens