Sábado 20/04/2024 03:43

Lia Nogueira cobra do município aplicação do Fundeb em políticas de valorização dos profissionais da Educação

Ação Legislativa - Esclarecimentos

Foto: Valdenir Rodrigues

A vereadora Lia Nogueira (PP) solicitou à Prefeitura de Dourados, por meio da Semed (Secretaria Municipal de Educação), esclarecimentos quanto a aplicação dos recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica). Criado através de lei federal, o Fundeb estabelece normas e critérios de organização da Educação Básica, equidade com os profissionais do magistério, financiamento público nas três esferas de governo, com base no de controle social.

Lia Nogueira informou que, de acordo com a atual Emenda Constitucional de 2020, foi estabelecido o percentual de 70% do novo Fundeb na remuneração dos profissionais da Educação Básica, e isso não tem sido feito.

Segundo a parlamentar, são mais de R$ 37 milhões que poderiam ser rateados para remuneração dos educadores da Rede Municipal de Ensino, uma forma de incentivo e valorização dos profissionais que atuam para formar crianças e jovens. "É um direito assegurado aos educadores e assim como em outros municípios de Mato Grosso do Sul, Dourados não pode se eximir de fazer o rateio e garantir esse benefício aos profissionais da área educacional", destacou Lia.

Conforme ainda a vereadora, antes mesmo de toda essa discussão e repercussão em Dourados sobre a possibilidade da atual administração do município em não fazer o rateio, ela apresentou requerimento na Câmara Municipal cobrando explicações da prefeitura. Na sessão ordinária do dia 16 de novembro, Lia Nogueira enviou por meio da Casa de Leis, requerimento direcionado ao prefeito Alan Guedes e à secretária de Educação, Ana Paula Benites Fernandes, cobrando providências e explicações sobre a aplicação dos 70% da verba do Fundeb como prevê a lei federal.

Lia Nogueira diz que, logo após receber denúncias e solicitações de vários professores questionando sobre o direito da categoria ao rateio, decidiu oficializar o pedido de explicações à administração municipal. "Estamos buscando respostas sobre a aplicação do Fundeb, tendo em vista que o não cumprimento da Lei que regulamenta este Fundo, pode acarretar ao município a perda de mais de R$ 37 milhões. Dinheiro que poderia ser aplicado na remuneração dos profissionais da educação básica", reforçou.

Para a vereadora, é uma questão de cumprir o que determina a legislação e também, um compromisso do município com os profissionais que atuam na educação.

A vereadora finalizou dizendo que aguarda resposta ao requerimento enviado ao Executivo, e espera que se cumpra a Lei que estabelece a destinação dos 70% dos recursos do Fundeb na política de valorização dos profissionais da educação básica de Dourados, assim como é feito em demais cidades do país.

Câmara Municipal de Dourados/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens