Quarta-Feira 24/04/2024 05:04

Policial que matou no cinema recorre de condenação por armas irregulares

Polícia - Tentativa de Reversão de Pena

 - Crédito: Gizele Almeida/ Dourados News /Arquivo

O TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) incluiu na pauta do próximo dia 9 de dezembro o julgamento de recurso do policial militar Dijavan Batista dos Santos, de 40 anos, que tenta reverter condenação penal militar sofrida no dia 23 de agosto deste ano por posse de armas irregulares. 

A sentença condenatória narra que ele mantinha na própria casa armas e munições, dentre elas um revólver Smith & Wesson calibre .22, uma espingarda calibre 36, de marca e modelo desconhecido, ambos os armamentos ilegais, além de 33 munições de origem estrangeiras, também ilegais, na mesma época em que assassinou o bioquímico Julio Cesar Cerveira Filho, com um tiro disparado no cinema de Dourados. 

O homicídio ocorreu na tarde de 8 de julho de 2019, durante desentendimento por causa de poltrona em sala com dezenas de crianças. Foi apurado no inquérito da Polícia Civil que a arma utilizada, uma pistola Smith Wesson, calibre .40, não tem registro.

Na ocasião, questionado pelo delegado Rodolfo Daltro sobre o motivo de porta-la, o policial argumentou ser herança do pai, bombeiro da reserva falecido há dois anos, e disse usá-la de vez em quando por ser leve e portátil. Ele justificou que a pistola disponibilizada pela PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul), uma IMBEL MD7, “é extremamente pesada e grande”.
 
Já em relação ao flagrante da posse irregular de armas, embora tenha ocorrido na manhã de 15 de outubro de 2019, a acusação do MP (Ministério Público), embasada nas investigações policiais, menciona que no dia 8 de julho daquele mesmo ano, logo após cometer o assassinato e ciente de que seria preso, Dijavan, cabo da PM, pediu ajuda a um sargento, que foi até o imóvel buscar o armamento, vindo a devolve-lo somente em 6 de agosto, quando do alvará de soltura do amigo de farda. 

Perante a Justiça Militar, Dijavan alegou que as armas são herança do pai e que as munições foram presente de amigos. Seu advogado argumentou que as armas em situação irregular encontradas em posse do denunciado “são objeto de herança de seu falecido genitor, sendo que tais armamentos lhe foram entregues por seus irmãos em razão do policial ser mais familiarizado com o manuseio de armas de fogo em virtude de sua função”. 

No entanto, o juiz Alexandre Antunes da Silva ponderou que “os referidos artefatos bélicos foram submetidos à exame pericial, cuja conclusão foi que ambas as armas, bem como as munições, encontravam-se funcionantes e não apresentaram falhas”. 

O magistrado julgou procedente a denúncia e condenou o policial militar pela prática da infração penal prevista no artigo 12 da Lei nº 10.826, estabelecendo pena de dois anos de detenção, e 50 dias-multa, à razão de 1/30 do salário mínimo vigente à época dos fatos, sanção considerada definitiva ante a inexistência de outras circunstâncias legais. 

Contudo, concedeu a suspensão condicional da pena privativa de liberdade, pelo prazo de dois anos, mediante condições, tais quais prestar serviços gratuitos à comunidade (desarmado), em instituição beneficente particular ou pública – a ser escolhida pelo juízo da execução penal –por sete horas semanais, não ser preso ou processado criminalmente, não frequentar bares, prostíbulos e similares, e recolher-se à residência até às 22h, salvo quando estiver de serviço, entre outras.

Sanção semelhantes foi imposta ao 3º sargento que retirou temporariamente as armas irregulares da casa do cabo, condenado por infração do artigo 351, do Código Penal Militar.

Pelo assassinato cometido no cinema, Dijavan é réu na Ação Penal de Competência do Júri número 0008402-93.2019.8.12.0002, que tramita sob sigilo na 3ª Vara Criminal da comarca com acusação de homicídio qualificado. 

Na esfera cível, ele foi condenado a pagar indenização para a filha e a viúva da vítima.

Dourados News/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens