Quarta-Feira 27/10/2021 18:44

Geração de emprego nos oito primeiros meses de 2021 é mais que o dobro de todo ano passado

Estado - Economia - Emprego

Foto: Edemir Rodrigues

 

A vacinação em massa da população sul-mato-grossense também tem contribuído para que a geração de empregos formais, com carteira assinada, volte a crescer no Estado após mais de 1 ano e meio de pandemia. 

Enquanto em 2020 o saldo foi de 12.456 novas vagas entre os meses de janeiro a dezembro, o ano de 2021 já contabiliza 34.032 só entre janeiro e agosto. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

O saldo deste ano é puxado pelo setor de serviços que acumulou 14.511 no período. Na sequência o comércio com 8.335, seguida da indústria com 5.030, agropecuária com 3.153 e construção com 3.003.

A Fundação do Trabalho tem papel fundamental nesse processo. Além da Capital, a Funtrab está presente em 32 municípios do Estado promovendo cursos de qualificação e fazendo o meio de campo entre o trabalhador e o empregador. 

Entre os meses de janeiro e setembro, foram disponibilizadas 23.343 oportunidades em todo Estado. Do total de inscritos, foram encaminhados 55.269 candidatos para entrevista, e 13.806 foram contratados e inseridos no mercado de trabalho. Vale destacar que após análise curricular, são encaminhados em média três candidatos para entrevista de cada vaga. Caso não haja contratação, o currículo cadastrado continua ativo no banco de dados da instituição. 

Uma das maiores dificuldades no começo da pandemia, na avaliação do diretor presidente da Funtrab, Marcos Derzi, eram as longas filas que começavam às 5h e se estendiam por boa parte do dia. O lançamento do aplicativo MS Contrata Mais possibilitou que o candidato se organize e vá até a fundação no horário agendado. 

Já com relação às perspectivas, Derzi, destaca a fase crescente devido a imunização avançada e a vida voltando a uma nova realidade. “O nosso desemprego está caindo. Mato Grosso do Sul caiu do mês passado para esse mês 0.4 a taxa de desemprego ficando abaixo de 10%, sendo que a média nacional é 15%. Somos o 4° maior estado em índice de desemprego caindo, só perdemos hoje para Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso. Na geração de emprego somos proporcionalmente o 2°. Tudo isso contribui para um cenário favorável daqui pra frente, emprego aumentando, economia melhorando. Tudo isso é fruto de um conjunto de ações duras tomadas lá atrás e hoje estamos colhendo bons frutos”, destaca. 

As vagas em todo Estado são divulgadas semanalmente no site da Funtrab e também por meio do aplicativo MS Contrata + para Trabalhadores, onde os interessados podem conferir o detalhamento das ocupações e se candidatar a uma delas. 

Portal do MS/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários

Tempo / Clima

Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens