Sexta-Feira 17/09/2021 03:59

Projeto que reduz imposto sobre energia elétrica já está na Assembleia Legislativa

Estado - Política - Energia Elétrica

Fotos: Chico Ribeiro

Três projetos de lei foram entregues nesta terça-feira (14) pelo governador Reinaldo Azambuja ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Paulo Corrêa. Entre eles está o que reduz em 3 pontos percentuais o ICMS nas faturas de energia elétrica para todos os consumidores enquanto durar a bandeira de escassez hídrica. Com a proposta, o Governo de Mato Grosso do Sul abre mão de R$ 36 milhões a cada trimestre.

De acordo com o governador, a proposta faz parte de um conjunto de ações do Estado voltadas à mitigação dos efeitos negativos decorrentes da pandemia. “Nós entregamos aqui mais um projeto de lei, que isenta totalmente a sobretaxa de escassez hídrica do ICMS, que é um imposto estadual e que é rateado pelos municípios. Sofremos pressão de 19 estados que entenderam que nós não deveríamos fazer essa isenção, só que nós entendemos que estamos em um momento que todo mundo tem que fazer a sua parte”, afirmou Reinaldo Azambuja. “Mato Grosso do Sul é o único Estado que teve coragem de enfrentar essa questão”, acrescentou.

A redução sobre a bandeira vermelha também permanece. “Nós reduzimos 2 pontos percentuais que vão zerar a cobrança sobre a bandeira vermelha e agora mais 1 ponto percentual que vai zerar a cobrança sobre a taxa de escassez hídrica”, explicou o governador.

Apesar da redução no imposto, ele alertou haver escassez de água nos reservatórios das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e que a população deve ter consciência para não desperdiçar energia elétrica e água. “Se nós, cidadãos e cidadãs brasileiros, não buscarmos nos adequar também em uma economia de energia, nós podemos ter uma série de problemas porque poderá demorar muito para voltar os reservatórios com a plenitude que nós já tivemos. Chegamos a um momento que todo mundo tem que fazer a sua parte”.

Reinaldo Azambuja também entregou mais um projeto instituindo o programa MS Alfabetiza - Todos pela Alfabetização da Criança. O programa estabelece em todo o Estado uma política de fomento à alfabetização de crianças nas redes públicas de ensino, além de criar o Prêmio Escola Destaque. Já o terceiro projeto altera dispositivos da Lei 4.640, que trata das Organizações Sociais.

O presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Corrêa, prevê a aprovação dos projetos até o fim do mês. “Nós estamos falando no prazo máximo de 15 dias. Se Deus quiser vamos estar concluindo isso, desde que os líderes e os deputados aprovem. O governador está mostrando respeito a essa Casa ao trazer os projetos e pedir regime de urgência. Agora o problema vira nosso, e nós temos que fazer o mais rápido possível”, declarou.

Participaram da entrega dos projetos de lei os secretários Sérgio de Paula (Casa Civil), Felipe Mattos (Fazenda) e Geraldo Resende (Saúde), o secretário-adjunto Édio de Castro (Educação) e a consultora legislativa Ana Carolina Ali Garcia. Dos 24 deputados estaduais, apenas quatro não compareceram ao encontro, na Presidência da Assembleia Legislativa, mas apresentaram justificativas.

Portal do MS/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários

Tempo / Clima

Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens