Quinta-Feira 25/04/2024 12:22

Bárbara Borges fala do processo de cura do alcoolismo: 'Fui desintoxicando minha vida para redescobrir meu amor-próprio'

Brasil - Comportamento - Famosos

Bárbara Borges fala do processo de cura do alcoolismo — Foto: Reprodução/Instagram

Bárbara Borges bateu um papo revelador no podcast Novela das 9. No ar em Duas Caras (2007), disponível no Globoplay, ela fez não só um balanço dos 20 anos de carreira como atriz, como também falou abertamente sobre sua luta contra o alcoolismo. Quando resolveu compartilhar sua história, em 2019, já estava há quatro meses sem ingerir bebida alcoólica e, hoje, se considera em processo de cura.

Essa caminhada de autoconhecimento não é fácil, mas libertadora. Agora, ela abraça suas vitórias e reconhece o poder transformador de uma análise. Na entrevista, Bárbara disse o que a motivou a dividir sua batalha contra a bebida com o público:

"Quando me tornei mãe (de Martin Bem e Theo Bem), senti essa necessidade de deixar de lado o meu lado atriz e minha persona veio mais à tona. Então comecei a sentir necessidade de falar sobre assuntos que eu estava descobrindo enquanto mãe, enquanto Bárbara. E isso foi me dando oportunidade de me verem como uma pessoa normal, porque elas olham para a gente atuando e acham que é aquilo ali."

"Fui me revelando para quem me acompanhava. E foram momentos muito complexos que eu estava vivendo também, porque a maternidade trouxe aquela sensação de que, de repente, eu não estava mais vivendo a minha vida, estava vivendo uma nova e tinha que me entender nela. A questão toda é que eu passei a escrever. Senti essa necessidade de me revelar com a minha verdade."

"Passei a observar os exageros e abusos que eu estava vivendo e que estavam trazendo muita angústia e sofrimento. E eu não conseguia sair desse padrão, esse ciclo de estar sempre sofrendo e voltar a fazer o que eu via que me trazia sofrimento. Então minha relação com o álcool foi se transformando dessa forma."

"Antes era só beber e ficar de boa, como todo mundo bebe, brinca e socializa. Só que, durante a maternidade, e eu estava vivendo um momento muito difícil no meu casamento, comecei a observar que tinha alguns abusos. Aí fiz um post falando que eu estava deixando de lado a minha relação de exagero com o álcool", relatou a artista de 42 anos.

A ideia, segundo ela, era usar sua imagem e seu alcance como figura pública para fazer um alerta. Mas o relato repercutiu tanto e chegaram tantas mensagens que Bárbara fez questão de frisar que nunca teve a intenção de "salvar" ninguém. Inspirar a procurar ajuda, apoiar e acolher sim, mas levantar bandeira não, porque ela sabe a responsabilidade que é tratar de um assunto tão sério.

"Eu queria fazer um alerta para que as pessoas pensassem no que trazia angústia para elas. Só que, no momento em que a gente posta, perde o controle de como aquilo vai repercutir. E, de fato, a repercussão foi muito maior do que eu tinha imaginado, e aí eu comecei a receber pessoas que também estavam vivendo algo parecido e falaram: 'Que bom que você falou sobre isso, me deu força para parar também'."

"Eu comecei a ver que tem uma responsabilidade, um peso muito grande nisso, porque é sobre alcoolismo, uma doença. É muito sério falar sobre o alcoolismo. E eu precisava dizer que estou no meu processo de cura de muitas coisas, e ele é diferente do das outras pessoas. Eu não posso jamais e nem quero levantar uma bandeira e fazer o papel da salvadora."

"Estou me salvando, mas tenho recaídas. Estou em processo, vivendo. E hoje, descobri que a relação que eu estava vivendo antes era tóxica de um modo geral, eu precisava me tirar dela. Também estava sendo tóxica comigo. Então, graças a muita terapia e ao meu trabalho com espiritualidade, me sinto à vontade para falar que não estou aqui para salvar ninguém. Posso ajudar a inspirar pessoas a buscarem o caminho delas, a buscarem ajuda. E eu continuo seguindo a minha vida, com altos e baixos."

Nessa jornada pessoal, Bárbara fortaleceu sua espiritualidade, passou por uma mudança radical - ela raspou a cabeça durante a quarentena -, se separou do pai de seus filhos após 8 anos de casamento, está de namorado novo (o educador físico Fernando Almeida) e se reconectando consigo mesma:

"Me permito ser vulnerável. Abri esse canal de me mostrar como um ser que está aprendendo, me considero uma aprendiz da vida. Estou aqui me expondo, mostrando minha vulnerabilidade e não tenho vergonha. Consegui entender os meus exageros – e eu tinha até exagero em relação a gastos. E quando você começa a ter problemas com algo que você está em exagero, é o sinalzinho para buscar ajuda. Eu consegui. Essa roda já está girando diferente para mim, então me sinto uma pessoa liberta para falar sobre isso."

"O que me deixa muito tranquila é que eu senti que havia algo de errado. Eu acabei expondo isso, consegui ajudar pessoas, mas principalmente me ajudar. Porque eu não só postei e fiquei ali de boas. Fui para o olho do meu furacão mudar a minha dinâmica. Busquei ajuda terapêutica, tive minha conexão espiritual. Foi uma reconstrução, um recomeçar."

"Passei a fazer tantas mudanças na minha vida, que raspei a cabeça. Uma coisa liga à outra. Fui desintoxicando a minha vida, voltando ao zero para redescobrir meu amor-próprio, a minha força e espontaneidade."

A atriz também contou como identificou seu problema e reconheceu que precisava de ajuda:

"Hoje, eu posso brindar. Se você quiser fazer um brinde comigo, vou brindar com champanhe, sem problemas. Eu não sinto mais vontade, porque eu quebrei a minha dinâmica. Então, nesse sentido, está tudo curado. Curei!"

"Infelizmente, acontece de você se dar conta de que está inserida em um ambiente em que acontecem situações e que você não consegue identificar logo de cara que passou do ponto, do limite, e se torna abusivo. Você vai levando aquilo de uma forma natural, porque espera algo físico, e não: ele é invisível. Comecei a entender na terapia que eu venho de relacionamentos abusivos. Eu tive abuso na infância... Então é uma onda, é como uma bola de neve e só a terapia me trouxe clareza sobre tudo."

"Eu tive que voltar lá atrás, tratar a raiz do problema para entender todas as dinâmicas em que eu me coloquei, e que eu também abusava de mim, permitia os abusos. É muito bom quando a gente tem esse amor-próprio, porque tem o controle sobre onde é o seu limite."

GShow/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens