Terça-Feira 23/04/2024 06:48

Paula Fernandes levanta a importância do Setembro Amarelo: 'Muita gente ainda tem medo de falar sobre depressão'

Brasil - Comportamento - Famosos

Fernandes — Foto: Reprodução/Instagram

No dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, que visa conscientizar as pessoas sobre o assunto, bem como evitar o seu acontecimento. O Gshow conversou com a cantora Paula Fernandes, que refletiu sobre a trajetória de três anos que passou pela depressão e não esquece de mencionar as dificuldades que precisou enfrentar na época.

Gshow: Estamos em setembro, mês do Setembro Amarelo. Para você, que já passou por uma depressão, qual a importância de falarmos sobre este tema?

Paula Fernandes: Eu acho muito importante vencermos esse tabu. Muita gente ainda tem medo de falar sobre depressão por medo de sofrerem preconceito ou discriminação.

"Depressão é coisa séria e deve ser tratada da mesma maneira, mas falar abertamente sobre suas dificuldades, além de aliviar, mostrará o quanto normal você é diante de tantas pessoas que estão passando pelo mesmo problema neste momento."

Gshow: Você têm noção como o seu relato ajuda muitas pessoas? Como é isso pra você?

Paula Fernandes: Me sinto orgulhosa de ter vencido a depressão e de hoje poder ajudar alguém com a minha história de superação.

Gshow: Ao notar os sintomas na época, qual profissional de saúde você procurou?

Paula Fernandes: Tive muita resistência, mas minha mãe me levou ao psiquiatra. É muito importante ter uma avaliação médica adequada pra saber o melhor tratamento para cada caso. E no meu, aceitar o médico e que eu estava doente foi determinante para o início da melhora.

Gshow: Quais tipos de atividades/práticas/mudanças na sua rotina te ajudaram a sair da depressão?

Paula Fernandes: Primeiro, o amor da família. Fiz tratamento com psiquiatra, tomei medicamentos, fiz e faço terapia até hoje, investi em cursos, estudos, fiz faculdade, praticava exercícios físicos na medida do possível. A fé foi e é muito importante também.

Gshow: Como falar sobre isso de forma que todos possam ter empatia pela causa?

Paula Fernandes: Qualquer pessoa pode ter depressão, independente da idade, sexo, condição financeira. Depressão é algo dentro de você pedindo atenção; te mostrando que algo está errado e precisa ser tratado. Não podemos ignorar o que nos dói independente do que for. A dor não pode medida e cada um tem a sua. Depressão, embora não possa ser vista, causa muito sofrimento pra quem sente e existe sim uma saída para todos. Depressão machuca, mas nos faz mais fortes também se for encarada como oportunidade e crescimento.

Gshow: Como você pretende ajudar cada vez mais pessoas?

Paula Fernandes: Escrevi um livro contando minha história, “Pássaro de Fogo, Minha história” para levar a mais gente um pouco do que aconteceu comigo ao longo desses anos. Também uso minhas redes sociais para deixar frases e exemplos reais de superação. Quem tem voz tem de usar de maneira prudente.

GShow/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens