Terça-Feira 30/11/2021 08:40

Mato Grosso do Sul estreia nas Paralimpíadas de Tóquio nesta quinta-feira; confira o calendário

Estado - Esporte - Paralimpíada de Tóquio

Fotos: Divulgação

 

Desde terça-feira (24) até o dia 5 de setembro, os olhos do mundo se voltam novamente para Tóquio, no Japão,  agora com uma série de competições com atletas de diversos países durante os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, evento esportivo para pessoas com deficiência, onde seis sul-mato-grossenses compõem a delegação brasileira. O primeiro a entrar na disputa no atletismo é Yeltsin Jacques, às 20h25 desta quinta-feira (26) nos 5000m.

Fernando Rufino, de 34 anos (foto acima), vai para sua segunda Paralimpíadas, mas agora para competir. “Essa é a minha segunda Paralimpíadas. Na primeira fui como embaixador da delegação, em 2016, agora estou como atleta competindo”, disse. Conhecido como ‘Cowboy de Aço’, o canoísta é contemplado pelo Bolsa Atleta, programa do Governo do Estado que oferece auxílio financeiro aos esportistas.

De Itaquiraí, Fernando carrega em seu currículo participações em competições a nível mundial, como: Pan-Americano e Sul-Americano e Copa do Mundo, onde foi medalhista mundial. Fernando iniciou a preparação para Tóquio em 2017, logo após as Paralimpíadas do Rio 2016. “Treinei em busca do melhor resultado e que ele venha com o pódio, uma medalha paralímpica. Quero escrever o nome na história do esporte, estou confiante”, disparou.

Superando os limites da deficiência visual há 12 anos, Yeltsin Francisco Ortega Jacques, de 29 anos, tem conquistado vários títulos para o Brasil no atletismo. Entre as conquistas estão: ouro nos Jogos Parapan-Americanos 2019 nos 1500m, dois ouros no Parapan-Americanos 2015 (1500m e 5000m) quatro ouro no Open Internacional (1500m e 5000m), entre outros.

Nas Paralimpíadas 2016, Yeltsin garantiu o 5° lugar na prova de 5000m. Para 2021, o preparo foi intenso. "Foi bastante treino, tanto físico como mental, para chega preparado para competir as três provas. Estou me sentindo confiante, foram dias de muita dedicação até chegar aqui", disse. O campo-grandense vai competir nas provas de 1500m, de 5000m e maratona. "Quero levar ouro para o Brasil", completou o esportista que também recebe apoio do Bolsa Atleta.

Superação

De Três Lagoas, Silvânia Acosta, 34 anos, atleta paraolímpica da seleção brasileira com a prova do salto a distância, categoria T11, conta que o ciclo de Tóquio foi o mais complicado na trajetória. Em 2017, ela teve que parar os treinos por causa do nascimento do seu segundo filho e só pôde retornar em 2018, quando participou de três competições internacionais, trazendo três medalhas de ouro. Em 2019, a atleta iniciou com três medalhas internacionais, fazendo índice para o Pan Americano e para o Mundial, porém, foi suspensa por dois anos por doping.

"Para mim foi um choque muito grande na minha carreira, já estava oito anos na seleção brasileira, mas acho que Deus me deu força de superar esses dois anos, tive muitas perdas profissionais e patrocinadores, mas não perdi a esperança", recordou. Agora, as Paralimpíadas de Tóquio para Silvânia vem com "sabor de superação". "Essa medalha, para mim, caso eu consiga colocá-la no pescoço, vem com sabor de superação, fé, coragem, determinação e de força de vontade. Eu sei que minha capacidade física não está no meu ideal, mas a minha força de vontade é muito maior que a minha capacidade física. Acredito no meu potencial, vou pra cima com muita fé e coragem e quero representar nossa nação", disparou a atleta que está em Tóquio com o irmão, Ricardo Costa, que também competirá na modalidade salto a distância.

Silvânia finaliza convocando os brasileiros a torcerem pela vitória do Brasil. "Quero contar com muitas orações, muita vibração positiva. Minha prova será realizada no dia 27 e eu não quero competir sozinha, mas com o Brasil inteiro torcendo e mandando energias positivas", concluiu. Fazem parte da delegação de Mato Grosso do Sul também Fabrício Júnior Barros Ferreira (atletismo), Débora Raiza Ribeiro Benevides (canoagem) e o staff Vilmar Roberto Dias, natural Fátima do Sul, que será um dos guias da maratonista Edneusa de Jesus.

Calendário - Mato Grosso do Sul estreia nas Paralimpíadas nesta quinta-feira (26), com Yeltsin Jacques e Silvânia Costa. Veja o dia e horário (de MS) em que cada atleta sul-mato-grossense competirá.

26 de agosto

Yeltsin Jacques - às 20h25 - 5000m masculino – T11 final

Silvânia Costa - às 20h30 - Salto em distância feminino – final T11

Fabrício Junior Barros - às 21h14 - 100m masculino – T12 – Rodada 1 – 1ª Eliminatória

Silvânia Costa - às 22h09 - 400m feminino – T11 – Rodada 1 – 2ª Eliminatória

27 de agosto

Ricardo Costa de Oliveira - às 6h05 - Salto em distância masculino – final T11

29 de agosto

Yeltsin Jacques - às 20h58 (de MS): 1500m masculino – T11 Ronda 1 – 2ª eliminatória

31 de agosto

Fabrício Junior Barros - às 8h17 - 400m masculino – T12 – Rodada 1 – 1ª Eliminatória

1º setembro

Débora Benevides - às 20h40 - Classificatória feminina – VL2 200m

Fernando Rufino - às 20h50 - Classificatória masculina – KL2 200m

Fernando Rufino - às 22h10 - Classificatória masculina – VL2 200m

4 de setembro

Yeltsin Jacques - das 18h30 às 23h30 - Maratona masculina

Portal do MS/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários

Tempo / Clima

Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens