Terça-Feira 30/11/2021 07:15

Com apoio do Governo do Estado, energia solar expande em Mato Grosso do Sul

Estado - Política - Energia Solar

Foto:Portal do MS

Desde 2017, Mato Grosso do Sul vem expandindo consideravelmente a adesão à energia solar. Em 2019 o crescimento de micro e mini usinas fotovoltaicas de geração distribuída instaladas em relação a 2018 chegou a 400%. Dessa forma, o Estado tem se destacado na geração de energia limpa e renovável.

Em visita recente ao Estado, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, destacou que Mato Grosso do Sul é referência nacional em energia renovável. “Mato Grosso do Sul tem se destacado em âmbito nacional por criar um ambiente de negócios favorável a investimentos. O Estado é referência em energia renovável, seja ela da biomassa, seja ela solar”, disse.

Dados da Associação Movimento Solar Livre mostram que em 2020 foram instaladas 7.720 unidades de geração distribuída, aumento de 87% em relação a 2019, ano em que foram 4.122 unidades instaladas. De 2017 a 2019 o crescimento anual ultrapassa os 100%. Até 4 de agosto de 2021 foram 2014 unidades instaladas no Estado.

Em Campo Grande, o crescimento na instalação de placas fotovoltaicas segue a tendência do Estado. O percentual de aumento passa dos 300% em 2019 comparado ao ano anterior, quando foram instaladas 1.068 unidades de geração distribuída, em 2020 foram 2.037 e até 4 de agosto de deste ano, 277 unidades em Campo Grande.

O Governo do Estado tem incentivado a expansão da energia solar em Mato Grosso do Sul. Em 30 de março, prorrogou o prazo do benefício fiscal para isenção do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) nas operações com equipamentos destinados à geração de energia solar. Por meio do Decreto número 15.643, os importadores podem adquirir esses equipamentos com benefício fiscal até 30 de abril de 2022.

Além disso, o Governo do Estado por meio da (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) junto com o Grupo Energisa, tem levado energia por meio de placas fotovoltaicas para o Pantanal. O Programa Ilumina Pantanal recebe R$ 134 milhões em investimentos e vai instalar 2.090 unidades solares, além de 77 unidades consumidoras tradicionais de energia.

O secretário Jaime Verruck, da Semagro, destaca que o "Ilumina Pantanal reflete a política de desenvolvimento sustentável implantada pelo Governo do Estado para Mato Grosso do Sul. Ele segue o conceito do programa Estado Carbono Neutro, trazendo uma fonte de energia limpa e renovável que vai promover um salto na qualidade de vida da população de toda a região pantaneira, além de ganhos significativos para as atividades econômicas das comunidades ribeirinhas e de produtores rurais".

Presidente e fundador da Associação Movimento Solar Livre, Hewerton Martins destaca que o setor de energia solar distribuída é responsável também pela geração de 5.320 empregos em Mato Grosso do Sul, conforme dados da Aneel. "O Governo do Estado, através da Semagro está a frente do incentivo à energia solar distribuída no âmbito estadual, além de apoiar na esfera federal uma legislação que traga segurança aos investimentos dos consumidores do MS. A Isenção de ICMS como incentivo tanto para equipamentos, quanto para energia gerada para consumo próprio são amparadas pelo Estado, para que possamos ter mais energia barata e empregos nos municípios do MS", afirma.

Portal do MS/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários

Tempo / Clima

Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens