Sábado 20/04/2024 05:25

Ranking Doing Business: MS é o 2º no país em eficiência na emissão de alvará de construção civil

Estado - Geral - Relatório do Ranking do Doing Business Subnacional

Foto: Divulgação

 

O trabalho realizado pelo poder público em Mato Grosso do Sul ganhou destaque no Relatório do Ranking do Doing Business Subnacional, com a 2ª colocação do Estado no indicador obtenção de alvará de construção civil. O Doing Business é elaborado pelo Banco Mundial e mede a facilidade de se fazer negócios em 190 países.

No Brasil, só eram usados os dados das cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. A realização do ranking em nível Subnacional é inédita no Brasil e atendeu à solicitação da Secretaria Especial de Modernização do Estado. Em Mato Grosso do Sul, o trabalho foi acompanhado e coordenado pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

“No âmbito da Semagro, nós temos trabalhado fortemente na desburocratização e melhoria de ambientes de negócios em Mato Grosso do Sul e uma das referências que utilizamos para avaliação é o Doing Business, que é o indicador internacional de avaliação de ações inovadoras. E no último relatório apresentado, que trata especificamente de alvará de construção, Mato Grosso do Sul foi um dos destaques, mostrando que, nesse quesito, nós temos um dos menores níveis de procedimentos e de burocracia do país”, comenta o secretário Jaime Verruck, da Semagro.

Na versão subnacional, o Doing Business mede cinco indicadores: Abertura de empresas, Obtenção de Alvará, Registro de Propriedades, Execução de Contratos, Pagamentos de Impostos nos 27 Estados mais especificamente as capitais brasileiras. O relatório com os indicadores subnacionais foi produzido após coleta de informações realizada de março a setembro de 2020.

Em Mato Grosso do Sul, além da Semagro, a metodologia aplicada contou com a participação de órgãos estaduais como a Jucems, Sefaz e Corpo de Bombeiros Militar; Prefeitura de Campo Grande e órgãos municipais; Tribunal de Justiça e Receita Federal. O levantamento também contou com respondentes do setor privado, sendo as respostas, ou seja, a percepção do privado (contadores, empreendedores, advogados, etc.) de maior peso para o cálculo das pontuações e colocação.

Sobre a Obtenção de Alvará

O detalhamento do resultado do indicador Obtenção de Alvará do Ranking Doing Business foi apresentado em um workshop virtual realizado pelo Banco Mundial e pela SEME (Secretaria Especial de Modernização do Estado) no dia 29 de julho de 2021. Conforme a metodologia, o indicador Obtenção de Alvará mede o número de procedimentos, tempo e custo que uma empresa (sociedade limitada) leva para obter as aprovações necessárias para construir um armazém comercial e conectá-lo às redes de água e esgoto.

A média geral do Brasil para a obtenção de alvará de construção requer em torno de 25 procedimentos principais e envolvem mais de seis órgãos podendo ser federal, estadual e municipal. Já Mato Grosso do Sul apresentou média de 18 procedimentos. O resultado positivo se dá muito devido a boas práticas como sistemas automatizados de recepção, análise e emissão do alvará de construção, em Campo Grande por exemplo o processamento do pedido é passível de acompanhamento pelo solicitante.

Cenário Brasil para obtenção de Alvará

MS se destaca no número de procedimentos para a obtenção do alvará de construção
“Nesse relatório, observamos o impacto da ação da Prefeitura de Campo Grande com a implementação do alvará digital. Isso tem propiciado rapidez na desburocratização e, quando falamos reduzir a burocracia e dar mais agilidade, estamos falando em obras sendo executadas mais rapidamente e mais empregos sendo gerados em nosso Estado. Isso tudo, contribui para uma maior facilidade de realizar negócios”, acrescenta o titular da Semagro.

Alvará Imediato da Prefeitura de Campo Grande

O procedimento de Licenciamento Urbanístico, conhecimento como Alvará Imediato (AI) na modalidade declaratória foi instituída pela Lei Complementar n.361/2019 e visa promover a desburocratização da administração pública e o compartilhamento de responsabilidade através da parceria com profissionais das áreas de arquitetura e engenharia.

Com a modernização da legislação foram iniciadas análises e aprovações nesta nova modalidade, que compreende as construções de empreendimentos de baixo impacto, sendo elas: as construções uniresidencial, multiresidencial de até cinco unidades e os projetos de construção de edificações destinadas às atividades de comércio (salão comercial) com área de até 500m². Passando os Alvarás de Construção a serem emitidos de forma célere e eficiente.

“Com base nesse resultado, a proposta da Semagro é a de fomentar que o modelo da Prefeitura de Campo Grande possa ser replicado para os outros municípios, de tal forma que a gente avance na agilidade de fornecimento de alvará, que sempre foi um dos grandes problemas para a construção civil”, finaliza Jaime Verruck.

Portal do MS/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens