Sexta-Feira 19/04/2024 20:13

Reinaldo Azambuja entrega viaturas e reforça meta de transformar MS em Estado Carbono Zero

Estado - Ações Públicas - Semana do Meio Ambiente

Fotos: Saul Schramm

 

Governador também assinou portaria para licenciamento ambiental digital

Como parte da programação da Semana do Meio Ambiente, o governador Reinaldo Azambuja entregou no Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) veículos e kits de combate a incêndios, nesta quarta-feira (2), no valor de R$ 1,885 milhão. 

Ele também reforçou a meta de Mato Grosso do Sul conquistar o status de Estado Carbono Zero. “Nós precisamos de atitudes. Hoje no Imasul estamos entregando equipamentos para confronto aos incêndios florestais, regulamentando normas que simplificam o licenciamento ambiental e, principalmente, avançando em uma política de sustentabilidade para Mato Grosso do Sul. Nossa missão é transformar Mato Grosso do Sul em um Estado Carbono Zero, neutralizando todas as emissões e contribuindo para o meio ambiente”, disse Reinaldo Azambuja.

Foram entregues oito picapes 4X4 para atividades de gestão e fiscalização ambiental, uma pá-carregadeira para manutenção de estradas e aceiros no Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari e quatro kits motobombas para picapes, com capacidade de 600 litros cada, para combate a incêndios florestais nas unidades de conservação estaduais. Os recursos utilizados são de fonte própria, compensação ambiental e doação da WWF-Brasil.

Além da entrega dos equipamentos, o governador Reinaldo Azambuja assinou portarias ligadas à defesa do meio ambiente - entre elas a que institui o sistema de licenciamento ambiental digital, para aumentar a eficiência do serviço público e acabar com o uso de papéis - e a autorização para a construção da sede do Imasul em Dourados.

Reinaldo Azambuja avaliou que as ações ambientais e de combate às mudanças climáticas precisam do envolvimento de toda a sociedade. “Nós podemos ser um Estado Carbono Zero. Isso não depende só do governador, depende de todos nós, da sociedade, do setor produtivo, da fiscalização, do combate ao desmatamento ilegal e a essas práticas ilegais que agridem o meio ambiente. Isso é totalmente factível e possível. Fazendo a reflexão dos erros, tendo atitude, para os acertos, nós vamos transformar Mato Grosso do Sul em um Estado Carbono Zero e contribuir para essa agenda global”.

O governador disse ainda que ignorar a agenda ambiental pode ter impacto econômico negativo. “O Brasil não pode ficar fora dessa agenda global de sustentabilidade. Isso é extremamente necessário. Se não, daqui a alguns dias, as mercadorias produzidas no nosso Estado e no país vão ter o rótulo do desmatamento ou da agressão ambiental e elas serão rejeitadas mundialmente”, acrescentou o governador Reinaldo Azambuja. 

O secretário Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) destacou as medidas tomadas pelo Estado para combater o aquecimento global, reduzir e compensar a emissão de carbono e preservar o meio ambiente. “Estabelecemos como diretriz estratégica Estado Carbono Neutro. Para isso, temos um conjunto de ações. Existem algumas pessoas que dizem que assim como a jabuticaba é brasileira, em termos ambientais, o Brasil também é uma jabuticaba porque no mundo inteiro nós temos que fazer mitigação [de emissão de carbono] no setor industrial. No caso do Brasil, 36% das emissões são do setor agropecuário. Isso, na verdade, é um ponto positivo porque nós temos um conjunto de ações para que a gente possa fazer a mitigação e adequação no setor agropecuário", afirmou.

"Temos uma facilidade muito grande de nos tornarmos uma potência agroambiental e é exatamente resolvendo esses 36% das questões agroambientais do Brasil. Desde 2015, uma série de medidas têm sido adotadas em Mato Grosso do Sul dentro desse princípio e uma série de leis estão sendo aprovadas para regular essa questão climática de Mato Grosso do Sul, sempre no foco da preservação e do equilíbrio entre econômico, social e ambiental”, concluiu Jaime Verruck.

A abertura da programação em Comemoração à Semana do Meio Ambiente foi transmitida pelas redes sociais e contou também com a participação dos secretários Antonio Carlos Videira (Justiça e Segurança Pública) e Eduardo Riedel (Infraestrutura); do diretor-presidente do Imasul, André Borges; do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Paulo Corrêa.

Portal do MS/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens